terça-feira, 30 de maio de 2017

Modelo didático: Osmose

Olá leitores,

            Para nossa segunda atividade na disciplina de Ensino e Desenvolvimento de Projeto III foi proposto a realização de um modelo didático que posteriormente será utilizado para confecção de um Stop-Motion. Nosso trabalho abordará o tema Osmose por meio da análise de uma hemácia no meio hipotônico, isotônico e hipertônico. 
          Primeiramente decidimos usar pequenos potes transparentes como recipientes do sistema, fazer a hemácia com biscuit (Fig.1) e representar o meio usando gel (água) e miçangas pretas (intensidade da concentração), porém ao testarmos o experimento percebemos que o gel não ficou com uma tonalidade transparente e não foi possível enxergar a hemácia com nitidez (Fig. 2).


                                                                                 Fig. 1 – Hemácias em construção.


Fig.2 – Primeira tentativa de representação do material didático. Hemácia com pouca nitidez.

Dessa maneira, optamos substituir o gel por bolinhas de hidrogel. O meio ficou transparente, sendo possível analisar com facilidade a hemácia e as miçangas representando a concentração do meio (Fig. 3).


Fig. 3 – Representação da hemácia em um meio hipertônico.

Como ponto positivo a atividade permitiu uma nova experiência com a produção de um modelo que pode ser utilizado de maneira prática em aulas demonstrativas, porém a confecção foi trabalhosa já que antes da atividade não havíamos tido contato com os materiais utilizados. 




Grupo: Fernanda Ortiz; Gabrielle Cristina; Júlio Cesar; Kamila de Mello.

Um comentário:

Flávia Lima disse...

Quando mesmo ocorreu a mudança do modelo aqui apresentado para o modelo final que vimos no filme? Seria interessante relatar a mudança. Foi interessante colocarem as fotos do processo de construção do trabalho.