quarta-feira, 24 de maio de 2017

Modelo Didático: Como a Dionaea muscipula captura sua presa.


Olá pessoal,
    Hoje iremos falar um pouco sobre o segundo momento da disciplina de EPD III,  onde foi proposto ao grupo a criação de um modelo didático, que será utilizado também na produção de um stop motion.
    Nosso tema escolhido foi “como a Dionaea muscipula captura sua presa” , escolhemos esse tema pois já estava relacionado com o texto que havíamos feito e por considerarmos um tema diferente, curioso e que poucas pessoas conhecem.
Para a confecção do nosso modelo foram utilizados os seguintes materiais: placas de espumas, EVA da cor verde e vermelho, barbante , ratoeiras, arame, cola, cola quente, estilete, tesoura e um chaveiro em formato de aranha.

    O primeiro passo do processo de desenvolvimento foi cortar a placa de espuma em formato da armadilha da planta Dionaea muscipula, depois envolver a espuma com os EVA verde e vermelho (fig. 1 e 2), em seguida foi feito o recorte do prologamento da folha (fig. 3 e 4).





    Após feito isso foi colado um EVA verde em uma outra placa de espuma que utilizamos de suporte para o modelo, nela foram presas duas ratoeiras uma de cada lado (fig. 5) e em seguida medido o espaço que ficaria a armadilha (fig. 6 e7).




    Após esse processo armadilha foi amarrada ao suporte por um barbante e presa a ratoeira por um arame, nela também foram coladas pequenos pedaços do EVA onde representa os pelos sensitivos (fig. 8).


    E pra finalizar foi feito um chaveiro com miçangas representando uma aranha (fig. 8) da qual será usada para simular a maneira como a armadilha da Dionaea muscipula captura sua presa.



Alunos: Carina Rodrigues, Lucas Reis, Aline Brandão e Pedro Ivo.

2 comentários:

Unknown disse...

Foi um dos trabalhos mais criativos que eu já vi enquanto discente do curso! Parabéns pessoal!!

Flávia Lima disse...

O texto foi bem ilustrado, mostrando o passo-a-passo das etapas de construção do modelo. No entanto, poderia ter passado por uma revisão antes da publicação. Parabéns! Foi um trabalho criativo.