quarta-feira, 24 de maio de 2017

Modelo Didático : Ossificação

Para a realização de modelos didáticos, escolhemos o processo de ossificação. Primeiramente escolhemos trabalhar com papelão e cobri-lo com massa plástica. O resultado foi péssimo, inacabado e grosseiro (Fig1). Recebemos criticas e a segunda opção era trabalhar com gesso. Compramos placas de eva grossa, que normalmente são usadas como tapetes para crianças. Recortamos os moldes e preenchemos com o gesso, porem algo deu errado e o gesso ficou muito úmido, quebradiço e com um acabamento que não era o esperado. Talvez tenha sido uma grande quantidade de gesso em pó para pouca agua (Fig2). A ultima alternativa foi cobrir os recortes, usados para fazer os moldes do gesso, com massa para biscuit. Nesse terceiro modelo (Fig3) foi atingido as metas do grupo, em confeccionar um material polido, com formato de osso, e que pudesse manipular sem o medo de danificar.


Fig. 1 Molde em papelão com massa plástica


Fig 2. moldes em gesso.



Figura 3. Modelos em EVA revestidos por biscuit


   A ossificação endocondral ocorre utilizando uma peça de cartilagem hialina como molde. Essa peça vai sofrendo modificações como hipertrofia dos condrócitos, redução e calcificação da matriz cartilaginosa, e formação de tabiques por apoptose dos condrócitos.

    Em seguida, as cavidades deixadas pela morte dos condrócitos são invadidas por capilares sanguíneos, que trarão células mesenquimais do tecido conjuntivo adjacente para o interior das cavidades. Essas células irão se diferenciar em osteoblastos, e decretarão matriz óssea. Assim, passa a haver tecido ósseo onde antes havia cartilagem.

   Primeiramente se forma o colar ósseo, na diafase do molde de cartilagem. Com a chegada dos osteoblastos ocorre, ainda na diafase, a formação do centro de ossificação primaria, e mais tarde nas epífises, o centro de ossificação secundaria, ate a cartilagem ficar restrita a pequenas áreas, principalmente na cartilagem epifisária, que sera responsável pelo crescimento do osso em extensão, até aproximadamente os 20 anos de um indivíduo. Com o desaparecimento dessa cartilagem epifisária, o osso adulto está formado.

referencias:

JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 524p. KIERSZENBAUM, B. L. Histologia e biologia

grupo Grupo: Angela Maria, Bruno Borges, Gabriel L. Araújo, Giovanna Prata, Lucas Martins e Maria de Fátima dos S. Lima

Um comentário:

Flávia Lima disse...

Faltou revisão do texto antes da postagem. Gostamos dos da publicação das imagens dos modelos, mesmo daqueles que não deram certo. Isso enriquece a narrativa e valoriza o trabalho.