quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Stop Motion - Histogênese da cartilagem hialina

     O nosso Stop Motion é a continuação do modelo didático apresentado anteriormente de mesmo tema. Entende-se como a técnica de stop motion o "movimento parado". Utilizamos figuras inanimadas e, alterando formatos e posicionamentos (com muito pouco movimento) fizemos fotos e editamos para formar um vídeo.
     Como já explicamos na postagem anterior (postagem do modelo didático) a histogênese da cartilagem hialina se origina no embrião, através das células mesenquimais. As células mesenquimais se arredondam e retraem seus prolongamentos e vão se multiplicando, formando aglomerados. As células formadas são os condroblastos com citoplasma muito basófilo. Seguindo temos a síntese da matriz e o afastamento dos condroblastos. A diferenciação ocorre do centro para a periferia. Os grupos de condrócitos ou grupos isógenos são formados pelas divisões mitóticas. 
     Escolhemos o tema por afinidade, todo o grupo acha a matéria aplicada em sala de aula bastante interessante. A referência base deste trabalho novamente foi "Histologia Básica" de Junqueira e Carneiro. 
      Tivemos dificuldades em focar o modelo didático para a criação do stop motion, e o problema que enfrentamos durante a montagem era de que o modelo ficaria muito complicado de ser alterado tantas vezes para dar sequência no filme. Decidimos então usar um programa de computador (Illustrator) para dar movimento ao modelo. Nosso modelo didático foi utilizado para formatar as células no programa.
     Para deixar nosso vídeo em stop motion ainda mais dinâmico, visto que o público são estudantes da graduação, montamos um teatro envolvendo a vida estudantil.
 
O grupo é composto pelos alunos:
Ana Paula Lourenço
Albina Jarussi
Antônio Maximiano
Izabela Cristina Batista Andrade
Michael Francisco Serafim

Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, o texto de apresentação do stop motion fala mais sobre a construção do modelo didático do que sobre o vídeo.