quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Modelo Didático: Estruturas de Proteína.
O nosso modelo didático propõe mostrar os grupos que compõem os aminoácidos, as estruturas primária e secundária das proteínas, a ligação peptídica e a junção de aminoácidos formando uma proteína.
Para isso foi utilizado nos modelos massa de biscuit, de dois tipos: caseira e industrializada. Cola de biscuit, vaselina, amido de milho, tinta e creme hidratante são os ingredientes da massa, que tem algumas dificuldades para o uso. A massa precisa ficar em boa consistência, assim é necessário que se tire todo o ar que há na massa e misturando bem os ingredientes e colocando os mesmos no micro-ondas em média 3 minutos e meio (dependendo da marca do aparelho). Depois a massa ainda precisa esfriar, em seguida é colorida e descansa por 24 horas. Só então pode ser modelada. E ainda precisa ser bem amassada e enrolada para que não fiquem com rachaduras. Portanto a várias dificuldades a serem enfrentadas, apesar de ser um trabalho agradável.
Já a parte em que utilizamos massinha industrializada não houve nenhuma dificuldade e ainda possui algumas vantagens. Apenas a cola para biscuit custa 16 reais e gastamos apenas 10 reais com as massinhas prontas, não tivemos nenhum trabalho além de modelar e não precisamos esperar a massa descansar. Essa massinha pronta pode ser comprada em qualquer loja de artesanato e são vendidas  já coloridas (foram as que compramos) e natural para você mesmo colorir, há também de meio kilo e de 90 kg.
Em todos os modelos foram utilizados também palitos de dente para unir as bolinhas de biscuit e pincel para escrever.
No modelo da estrutura tivemos que pensar bastante sobre qual material usar. A primeira decisão foi de fazer uma estrutura secundária de alfa hélice, porém não achamos um material que suportasse o peso do biscuit e que ficasse em formato de hélice e por isso decidimos fazer a estrutura secundária em folha Beta. Então usamos o isopor para deixar a folha de papel chamex com um suporte mais duro, que foi onde fizemos o desenho da folha beta.
Apesar das dificuldades o resultado foi melhor que o esperado.



Grupo amigo e grupo carboxila

Junção de aminoácidos formando uma proteína

Massinha de biscuit industrializada

Ligação peptídica


Estrutura secundária



Referência
NELSON, D. L.; COX, M.M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5° edição. Porto Alegre: Artmed, 2011

Alunos: Betânia Sousa, Vanessa Iorrana, Diogo Barros, Stefanus Bernades e Vanessa Polveiro




Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, seria interessante fazer uma leitura prévia do texto antes da postagem, pois isto evitaria erros “gritantes”: grupo amigo na legenda da primeira figura. É importante destacar alguns pontos: na figura 1, o grupamento amino está representado de maneira errada. O correto é NH3. Nas figuras 2 e 3, é necessário indicar o pH para o leitor visualizar os estados de ionização dos grupos amina e carboxila. Na figura 3, sentimos falta de uma legenda para identificar os átomos representados pelas bolinhas coloridas.