Logo após o grupo ter decidido o
modelo didático, nos propusemos a fazer um vídeo utilizando o Stop Motion, uma técnica que
cria uma sensação de movimento através de fotos repetitivas e sequenciais, onde
se movimenta a peça ou objeto utilizado o mínimo possível entre as fotos.
Nossa ideia foi fazer um vídeo
interativo que demonstrasse a proteína de uma forma que tivesse algum
movimento, sendo assim o entendimento do assunto seria maior.
O grupo decidiu depois de algumas reuniões
criar um modelo didático que basicamente seria fazer uma massa de biscuit que é
criada a partir de alguns ingredientes que são: 2 xícaras de cola branca para
biscuit, 2 xicaras de chá de amido de milho, 2 colheres de chá de vaselina
líquida, 1 colher de chá de creme hidratante. Com os ingredientes em mãos,
misturamos todos eles exceto o hidratante e fazemos movimentos no sentido
horário ate virar uma mistura homogênea, maleável e consistente.
Pronta
a massa de biscuit, começamos a modelar e a colocamos em formato esférico para
que pudessemos representar assim cada aminoacido e para facilitar, os
movimentos utilizamos também uma tinta de tecido. Para dar coloração diferente
a cada elemento ali representado. Criamos um grupo amino (NH3) e um grupo
carboxílico (COOH) que são mais utilizados
em representações de aminoácidos por ser sua forma básica comum. E também as
estruturas das proteínas.
Também trabalhamos
de modo a buscar um local onde o plano de fundo não conflitasse com as estruturas
já que as mesmas, já tinham sido pintadas de cores diferentes. Então buscamos
uma cor neutra onde fosse de melhor entendimento para nossos orientadores e
demais pessoas que irão assistir ao trabalho. Feito todo esse procedimento,
começamos a tirar as fotos e realizando pequenos movimentos de Stop Motion.
Tivemos algumas dificuldades em confeccionar
a massa de biscuit por ser um material que deveria ficar determinado tempo em
temperatura aquecida. Demoramos achar um ponto de consistência, que deveria
ficar com resistência e ao mesmo tempo com uma certa maleabilidade. Outro
problema que tivemos foi em executar os programas responsáveis em realizar o
trabalho de stop motion.
Depois de terminado os procedimentos do
modelo didático, fizemos uma prévia, e apresentamos aos nossos orientadores e
avaliadores. Tivemos alguns erros conceituais, de confecção e também na
realização das fotos. Logo que recebemos as orientações procuramos reparar e
corrigir os erros a nós apresentados a fim de realizar um trabalho de qualidade, entendimento conceitual e padrões exigidos.
REFERÊNCIAS:
MARZZOCO, Anita., TORRES, Bayardo Baptista., Bioquímica Básica, 2ªed., Rio de Janeiro, 1999.
Alunos:
Betânia Sousa
Diogo Barros
Stefanus Bernades
Vanessa Iorrana
Vanessa Polveiro
Betânia Sousa
Diogo Barros
Stefanus Bernades
Vanessa Iorrana
Vanessa Polveiro
Um comentário:
Pessoal, o texto de apresentação do stop motion fala mais sobre a construção do modelo didático do que sobre o vídeo.
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