Um
desafio para os professores de uma maneira geral é poder construir modelos que
os auxiliem a passar conteúdos aos alunos de uma forma mais concreta, palpável,
e ao mesmo tempo, sem ter acesso a muitos recursos para isso – realidade de
grande parte das escolas públicas. Com isso, a construção de materiais
didáticos simples e eficazes é o maior desafio, exigindo muito da criatividade
dos educadores.
Como
já cursamos a disciplina "Noções de Anatomia", pensamos em construir
um modelo que mostrasse o sistema esquelético como um todo e, como sugestão dos
professores, também sua interação com o sistema muscular. Os materiais
utilizados foram os seguintes:
- 2 folhas de EVA
(uma branca e
uma de outra cor); - 2 palitos de sorvete;
- Arame;
- Alfinetes;
- Cola quente;
- Fita crepe;
- Tesoura.
Um modelo do sistema
esquelético impresso numa folha A4 foi o molde para recortarmos os ossos no
EVA. Com uma das folhas recortamos os ossos, e a outra servirá como base para
fixá-los. Com arames, pudemos fazer as ligações de cotovelos e joelhos,
garantindo sua mobilidade. Já nas junturas à altura dos ombros e na porção
superior do fêmur, utilizamos alfinetes para fixá-los dando também mobilidade
nas peças. Assim, temos o modelo de sistema esquelético pronto.
Modelo didático finalizado. |
Vista lateral do modelo, onde é possível observar a contração muscular do bíceps. |
Com o modelo didático
pronto, a ideia é que ele possa ser até fixado em um mural, e puxando a corda amarrada na ponta da mão direita do modelo, o aluno possa ver o mecanismo em ação. A próxima etapa é produzirmos um vídeo utilizando esse modelo didático
e a técnica Stop Motion (que pode ser vista em http://edptres.blogspot.com.br/2013/08/sistema-esqueletico-do-modelo-didatico.html)
Grupo: Fernanda Assis Moraes ; Guidson Martins .
2 comentários:
Pessoal, gostamos do passo a passo da construção do modelo, da descrição dos materiais e das imagens apresentadas. Seria interessante que vocês fizessem as chamadas das figuras no texto, numerando-as de acordo com a ordem em que aparecem no mesmo. Apesar da legenda da última figura indicar que o modelo está em vista lateral, na realidade o mesmo é observado em vista anterior.
Obrigado pelas dicas, professores. Para o comentário continuar pertinente para as próximas turmas verem, não alteraremos o texto. Só vamos acrescentar no final o link da postagem sobre o Stop Motion, agora que ficou pronto.
Abraço!
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