segunda-feira, 29 de julho de 2013

Modelo didático: uma proposta simples para o sistema esquelético e sua interação com o muscular.


Um desafio para os professores de uma maneira geral é poder construir modelos que os auxiliem a passar conteúdos aos alunos de uma forma mais concreta, palpável, e ao mesmo tempo, sem ter acesso a muitos recursos para isso – realidade de grande parte das escolas públicas. Com isso, a construção de materiais didáticos simples e eficazes é o maior desafio, exigindo muito da criatividade dos educadores.

Como já cursamos a disciplina "Noções de Anatomia", pensamos em construir um modelo que mostrasse o sistema esquelético como um todo e, como sugestão dos professores, também sua interação com o sistema muscular. Os materiais utilizados foram os seguintes:
  • 1 placa de isopor
  • Reforço em um dos ossos de EVA 
    com palito de picolé.
    1 bexiga vermelha;
  • 2 folhas de EVA 
    (uma branca e 
    uma de outra cor);
  • 2 palitos de sorvete;
  • Arame;
  • Alfinetes;
  • Cola quente;
  • Fita crepe;
  • Tesoura.

       Um modelo do sistema esquelético impresso numa folha A4 foi o molde para recortarmos os ossos no EVA. Com uma das folhas recortamos os ossos, e a outra servirá como base para fixá-los. Com arames, pudemos fazer as ligações de cotovelos e joelhos, garantindo sua mobilidade. Já nas junturas à altura dos ombros e na porção superior do fêmur, utilizamos alfinetes para fixá-los dando também mobilidade nas peças. Assim, temos o modelo de sistema esquelético pronto.
Modelo didático finalizado.
       Uma placa de isopor foi utilizada como base para a fixação do EVA preto. Para mostrar a interação do sistema esquelético com o muscular, tivemos de reforçar a base de EVA dos ossos com palitos de sorvete (colados com cola quente), por representarmos o bíceps com uma bexiga (e somente o EVA não resistiria à força exercida por ela).  No caso, utilizamos uma bexiga vermelha, pois com ela poderíamos representar a contração do músculo junto ao osso. O bíceps é um músculo longo, de acordo com a classificação dos músculos, quanto a sua forma.  Prendemos os dois com a fita crepe, fazendo o papel dos tendões (além de sua cor lembrar os tendões). Os tendões são formados por tecido conjuntivo e apresentam a função de se aderir fortemente à camada óssea, fixando assim o músculo ao osso.
Vista lateral do modelo, onde é possível 
observar a contração muscular do bíceps.
       Com o modelo didático pronto, a ideia é que ele possa ser até fixado em um mural, e puxando a corda amarrada na ponta da mão direita do modelo, o aluno possa ver o mecanismo em ação. A próxima etapa é produzirmos um vídeo utilizando esse modelo didático e a técnica Stop Motion (que pode ser vista em http://edptres.blogspot.com.br/2013/08/sistema-esqueletico-do-modelo-didatico.html)



Grupo: Fernanda Assis Moraes ; Guidson Martins .

2 comentários:

Flávia disse...

Pessoal, gostamos do passo a passo da construção do modelo, da descrição dos materiais e das imagens apresentadas. Seria interessante que vocês fizessem as chamadas das figuras no texto, numerando-as de acordo com a ordem em que aparecem no mesmo. Apesar da legenda da última figura indicar que o modelo está em vista lateral, na realidade o mesmo é observado em vista anterior.

Guidson Martins disse...

Obrigado pelas dicas, professores. Para o comentário continuar pertinente para as próximas turmas verem, não alteraremos o texto. Só vamos acrescentar no final o link da postagem sobre o Stop Motion, agora que ficou pronto.
Abraço!