segunda-feira, 8 de julho de 2013

Fitorremediação e Desenvolvimento Embrionário no Ciência Itinerante


Na disciplina de Estudo e Desenvolvimento de Projetos III (EDP III), estamos confeccionando pequenos artigos sobre temas relacionados a disciplinas que estamos fazendo nesse semestre. Com uma linguagem simples, a intenção é poder levar um pouco do que aprendemos na universidade para pessoas comuns, que utilizam principalmente o transporte coletivo de nossa cidades (onde pretende-se implantar os textos criados).

Um dos temas escolhidos por nós foi a Fitorremediação. Essa técnica permite e remoção ou contenção de substâncias perigosas do ambiente, com a utilização de algumas espécies de plantas. É uma técnica de despoluição que pode ter um custo de implantação menor se comparada a outras, além de não se fazer necessário o uso de máquinas ou muitos produtos químicos.


Sobre o assunto, existe muito material de qualidade disponível na internet, como notícias, artigos científicos e também de revistas. Uma pequena dificuldade encontrada foi somente para conseguir a imagem de ilustração, pois como queríamos utilizar o exemplo do girassol, uma ótima foto seria a de uma plantação de girassóis (a qual não encontramos). Recorremos à uma floricultura, mas a melhor foto que conseguimos foi no quintal da casa de uma amiga. O resultado final pode ser visto acima.

O segundo tema escolhido foi o desenvolvimento embrionário. Estávamos aprendendo na disciplina de Embriologia, com o professor Carlos, sobre o assunto, por acaso nos lembramos de ter estudado no ensino médio que nas fases iniciais do mesmo, os vertebrados se assemelham. Achamos isso uma curiosidade um tanto quanto interessante, escrevemos brevemente cada uma das fases do desenvolvimento, por fim falamos sobre tal semelhança.


Para escrever, utilizamos o conhecimento adquirido em sala de aula, bem como uma linguagem acessível para a compreensão de todos os leitores. Uma das imagens utilizadas para ilustrar o texto foi retirada da internet, a outra foi feita por nós.

Foi fundamental a ajuda dos professores Carlos, Flávia e Patrícia nas correções dos textos, para que tivéssemos a tranquilidade de estar montando um bom material. E futuramente, com os artigos do Ciência Itinerante circulando pelos ônibus da cidade, estaremos contribuindo para a popularização de assuntos da ciência, além de os levar para muitas pessoas que talvez não teriam acesso a esses temas em seu dia-a-dia.

GRUPO: Fernanda Assis Moraes ; Guidson Martins.

4 comentários:

Flávia disse...

Pessoal, quando optamos por publicar um texto no blog, devemos ter muito cuidado com o mesmo, pois milhares de pessoas terão acesso a esta informação. Neste momento, nosso blog já foi visualizado por mais de 68.000 pessoas e isto aumenta a responsabilidade do tipo e qualidade das postagens. Deve haver cuidado especial com a linguagem e os conceitos apresentados, bem como a descrição de todo o processo de construção das atividades. É importante ter discernimento da relevância da informação postada. Estes pontos não foram observados na postagem acima.

Flávia disse...

Analisando os textos do Ciência Itinerante gostaríamos de apresentar os seguintes apontamentos:
1. No texto de fitorremediação senti falta da indicação da fonte de onde vocês retiraram a informação do uso do girassol em Chernobyl;
2. No texto intitulado "O que é o que é?" seria interessante ter citado a figura no texto, reforçando a relação entre ambos. A figura poderia ter sido reorganizada, incluindo a legenda na figura B.

Guidson Martins disse...

No trabalho de fitorremediação, mostramos somente uma referência, mais geral, por haver pouco espaço. Segue abaixo alguns textos (e vídeo) que citam Chernobyl:

Girassóis absorvem radiação após crise nuclear no Japão
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI260103-18071,00-GIRASSOIS+ABSORVEM+RADIACAO+APOS+CRISE+NUCLEAR+NO+JAPAO.html

Girassóis são testados para conter radioatividade no Japão
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/08/girassois-sao-testados-para-conter-radioatividade-no-japao.html

Limpeza nuclear com girassóis
http://www.youtube.com/watch?v=RDn9RZyEkfE

Tabela da p. 18 (cita fitorremediação sendo utilizada em Chernobyl)
http://www.pipe.ufpr.br/portal/defesas/dissertacao/065.pdf

Guidson Martins disse...

A esperança nos Girassóis de Fukushima

http://planetativo.com/2010/2011/08/a-esperanca-nos-girassois-de-fukushima/