terça-feira, 9 de julho de 2013

Ciência Itinerante

       Em Estudos e Desenvolvimento de Projetos lll , realizamos um projeto de ciência itinerante, voltado para a divulgação de curiosidades de ciências biológicas nos ônibus de Uberaba.  Este projeto é voltado ao público geral, com uma linguagem acessível à todos.

  O primeiro tema escolhido foi sobre germinação, onde explicamos o que acontece e como é o desenvolvimento de uma planta. Foi usado o exemplo da germinação do feijão, pois plantar feijões em algodão é  uma prática bem comum entre as crianças e desperta muita curiosidade nas crianças e adultos. Desta forma mostramos o que é cada parte da semente, e onde encontramos o embrião, que após encontrar as condições necessárias para sua germinação, irá  crescer e se tornar uma plantinha ou uma árvore gigante.
Para este tema usamos o conhecimento que já possuímos na matéria de Células e Tecidos Vegetais.


   O segundo tema escolhido foi sobre o zigoto, pois é um tema bem interessante e  explica como origina o ser humano. Neste assunto foi abordado a origem do ser humano e que ele foi apenas uma célula e posteriormente, houveram várias divisões celulares até originar um ser humano completo. Para desenvolver este folheto utilizamos todo o conteúdo apresentado nas aulas de Embriologia do professor Carlos.


GRUPO: Eduardo Gazola Bonadio e Bianca Elias Alves 


2 comentários:

Flávia disse...

Pessoal, quando optamos por publicar um texto no blog, devemos ter muito cuidado com o mesmo, pois milhares de pessoas terão acesso a esta informação. Neste momento, nosso blog já foi visualizado por mais de 68.000 pessoas e isto aumenta a responsabilidade do tipo e qualidade das postagens. Deve haver cuidado especial com a linguagem e os conceitos apresentados, bem como a descrição de todo o processo de construção das atividades. É importante ter discernimento da relevância da informação postada. Estes pontos não foram observados na postagem acima. Da forma como o texto foi elaborado pode induzir a ideia, para pessoas leigas, de que o pé de feijão chega a se transformar em uma " árvore gigante", como nas histórias infantis.

Flávia disse...

Retiramos a postagem do texto intitulado " Semente, um ser vivo em descanso", pois o mesmo apresentava erros conceituais, parágrafos com informações repetidas e frases confusas. Lembro de ter lido o texto de vocês, mas não com esta forma final.

No texto intitulado "Você já foi uma célula." a figura está com erros de legenda (como por exemplo, blastocélio ao invés de blastocele), além utilizar termos desatualizados - "trompas de Falópio" ao invés de tuba uterina - e o texto está confuso. As fases do desenvolvimento embrionário estão mal caracterizadas, tais como a blástula, gástrula e a nêurula. Além disso, o último parágrafo nos dá a ideia que durante o desenvolvimento não somos seres humanos completos.