quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Boa tarde leitores,
A atividade do ciência itinerante é a primeira etapa da disciplina do desenvolvimento de Estudos e Projetos 3 (EDP III). Para realizá-la escolhemos dois temas que foram discutidos em sala de aula. No primeiro texto, abordou-se o uso do anticoncepcional masculino. Escolhemos esse tema por ser um pouco polêmico e por chamar a atenção diversas pessoas. Já no segundo texto, a temática tratada foi sobre anomalias no feto: A culpa é só do gameta feminino? Este tema também foi abordado em aula, e percebemos que se trata de um assunto importante que poderia ser abordado, visto que, quebra um pouco argumentos machistas sobre incapacidade feminina quando acontece uma anomalia no bebê, por exemplo.
Bom, ao realizar a definição dos temas, iniciou-se a pesquisas de artigos e livros que fossem referentes aos escolhidos para que assim as escritas dos textos tivessem uma fundamentação teórica. Diante disso, o grande desafio encontrado foi achar arquivos referentes ao uso do anticoncepcional masculino, estes se mostraram escassos no momento da busca online e, muitas das vezes os estudos sobre o assunto não foram concluídos. Entretanto o texto sobre Anomalias do feto: A culpa é só do gameta feminino? Foi mais acessível para encontrar informações, pois é um assunto abordado na literatura antiga e também nas mais atuais.
Posteriormente os textos foram discutidos pelos membros dos grupos juntamente com os professores que administram a disciplina, tal discussão foi de suma importância para rever alguns pontos do trabalho e aperfeiçoa-los, principalmente por causa de erros na escrita ou na criação de frases e, além disso, teve grande relevância por contribuir no fortalecimento dos laços do grupo que trabalharam em junção para que os resultados finais fossem apresentados da melhor forma possível.

         Sobre as imagens escolhidas para os textos, buscamos levar a informação dos títulos, ilustrar mesmo o que estava explicito nos títulos.





Referências:                                                                                                       
  • Hermann M. Behre et al. Efficacy and Safety of an Injectable Combination Hormonal Contraceptive for Men, The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, Volume 101, Issue 12, 1 December 2016, Pages 4779–4788
  • AMABIS, J.M; MARTHO, G.R. Fundamentos de Biologia Moderna. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2013.
  • MOORE, K.L. Embriologia Clínica. 3. ed. Rio de Janeiro: Interamericana,1984.

  • MOORE, K.L. Embriologia Básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1991.

Grupo: Diego M. Lopes, Francielle C. de F. Lima, Giulia Michele Marques, Luíza Martins e Luíza Souza.

3 comentários:

Flávia Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia Lima disse...

Pessoal, sentimos falta de uma boa revisão no texto para verificação de questões de concordância, pontuação, etc. O texto ficou confuso, mas os temas escolhidos são interessantes. Em tempo, o nome correto da disciplina é Estudo e Desenvolvimento de Projetos III.