quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Ciência Itinerante 2º Semestre de 2017



Boa Tarde, leitores!

             No decorrer deste semestre, nosso grupo que é constituído por quatro membros,_ eu (Jéssica), Najara, Leidiane e Mirian_ vamos executar alguns projetos solicitados desta disciplina. Este post se refere à elaboração do primeiro projeto, o Ciência Itinerante, que já está finalizado pelo grupo. O projeto consiste na criação de dois textos informativos curtos de linguagem facilmente compreensível para serem possivelmente divulgados para a população.
            Inicialmente, discutimos e fizemos uma lista de temas possíveis e com a ajuda da professora Flávia Lima, nós selecionamos dois: “Água” e “Álcool”. Estes temas se sobressaíram por motivos práticos graças às abundantes fontes de pesquisa previamente conhecidas pelo grupo.
            O processo de pesquisa foi muito simples. Dividimos o grupo em duas duplas para esta etapa e para a produção dos textos. As duplas compartilharam seus textos então via e-mail para serem discutidos e editados pelas quatro componentes. Com base nos resultados, o tema da água recebeu enfoque de sua importância, o tema do álcool, pela perspectiva dos malefícios do excesso de consumo de bebidas alcoólicas.
A primeira versão dos textos continha alguns erros que foram pautados pelos professores. Não seguimos à risca as normas de formatação, uma das imagens revelava a metade da marca de uma cerveja e no texto sobre a água uma das informações estava errada. Dessa forma, reescrevemos os textos conforme as observações dos professores e tiramos uma nova foto com a mão da modelo da imagem cobrindo a marca da cerveja.
Na segunda versão corrigida, um pouco mais satisfatória, a formatação ainda estava errada e o título do tema água foi repensado para melhor se adequar à proposta do texto. Nosso grupo decidiu atualizar o título para “Água: Essência da vida”.  Por fim, os textos foram terminados e entregados para nossa colega de turma responsável gravar em CD e entregar para os professores oficialmente.



Referências:
VOET, Donald; PRATT, Charlotte W. Fundamentos em Bioquímica: A vida em nível molecular. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
VICTORINO, Célia Jurema Aito. Planeta água morrendo de sede: Uma visão analítica na metodologia do uso e abuso dos recursos hídricos. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2007. 
Bebidas alcoólicas. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/10006002595.pdf
Álcool e Sistema Hepático. Disponível em: http://www.cisa.org.br/artigo/228/alcool-sistema-hepatico.php acesso às 16:00 de 27 de setembro de 2017




Um comentário:

Flávia Lima disse...

Meninas, gostamos que escreveram o processo de construção dos textos, que é um dos objetivos do blog, mas é sempre importante revisar o texto antes da postagem para evitar pequenos erros que poderiam, facilmente, ser corrigidos.