quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Ciência Itinerante - EDP III - 2017.2

Saudações marujos!

Na aventura de hoje, estaremos passando a vocês o percurso que navegamos, do zarpar da disciplina até o primeiro ancoradouro dessa nossa jornada em EDP III.
          Para o começo da estória, esses mares já foram navegados antes, pelo menos por parte de nossa tripulação, metade do nosso grupo já havia velejado por esses mares mas para a outra metade, eram mares nunca dante navegados.
          Assim que foram formadas as equipagens, nos reunimos e em forma de brainstorm começamos a anotar possíveis rotas para nossa primeira parada, o Ciência Itinerante. Várias possibilidades apareceram, e escolhemos levar quatro dessas( a caracterização da flor do pau-Brasil, a relação do Tampão bucal e do surgimento de aftas, Inseminação artificial em bovinos e a desmitificação do câncer) para nossa primeira conversa com  os regentes desses mares. Desses, nos foi orientado procurar mais sobre os temas : A relação do Tampão bucal e do surgimento de aftas e Inseminação artificial em bovinos.
      Buscamos ao longo da semana diversos materiais que pudessem nos ajudar ao longo de nossa jornada. Porém, nos enganamos à cerca do motivo do surgimento das aftas, era muito mais complexo que imaginamos, e isso nos levou a descartar o tema. Chegando ao dia da segunda reunião já  havíamos delimitado o primeiro percurso, redigido um pouco, e até checado se encontraríamos outros navegando acolá, contudo nada havíamos preparado para apresentar como uma segunda opção de tema até que, durante a aula, nos reunimos novamente e tentamos buscar em nossas mentes cansadas outro tema. Na mesma semana, na disciplina de princípios químicos e bioquímicos, a professora havia dado aula sobre caracterização e função de lipídios, do qual falou um pouco sobre lipossomos, e por ser um assunto pouco conhecido, resolvemos utilizar deste para prosseguir nosso caminho.
          As duas próximas semanas foram mais fáceis pois, por incrível que pareça, escolher entre diversos caminhos é mais difícil que navegar por caminhos já delimitados. O único desafio que teríamos era o de produzir 2 imagens para a composição dos textos, mas os talentos  da fotógrafa Paula Baptista e da desenhista Caroline Morais fizeram parecer fácil.
          Chegamos até aqui, ancoramos por um par de dias, mas logo sairemos para a próxima aventura. Enquanto esse tempo não chega, que tal ver sobre os caminhos que tomamos?




BIBLIOGRAFIA

Pegoraro, Lígia Margareth Cantarelli.Inseminação artificial em bovinos / Lígia Margareth Cantarelli Pegoraro, Mara Helena Saalfeld, Jorgea Pradieé. – Pelotas: Embrapa Clima Temperado,2016.

Voet, Donald; Voet Judith. Fundamentos de bioquímica: a vida em nível molecular: tradução jaqueline Josi Samá Rodrigues. Porto Alegre: Artmed,2008

GRUPO

Caroline Morais, Mirelle Oliveira, Paula Baptista e Ramon Macedo. 

Um comentário:

Flávia Lima disse...

Pessoal, parabéns pela forma como o texto foi construído! Viajamos com vocês nessa leitura. Achamos que o texto sobre inseminação de bovinos foi bem adequado para nossa região e o de lipossomas permitirá que o público externo à academia conheça algo que, normalmente, não é amplamente divulgado.