Olá leitores,
Para nossa segunda atividade na disciplina de Ensino e
Desenvolvimento de Projeto III foi proposto a realização de um modelo didático
que posteriormente será utilizado para confecção de um Stop-Motion. Nosso trabalho abordará
o tema Osmose por meio da análise de uma hemácia no meio hipotônico, isotônico
e hipertônico.
Primeiramente decidimos usar pequenos potes transparentes como recipientes do sistema, fazer a hemácia com biscuit (Fig.1) e representar o meio usando gel (água) e miçangas pretas (intensidade da concentração), porém ao testarmos o experimento percebemos que o gel não ficou com uma tonalidade transparente e não foi possível enxergar a hemácia com nitidez (Fig. 2).
Primeiramente decidimos usar pequenos potes transparentes como recipientes do sistema, fazer a hemácia com biscuit (Fig.1) e representar o meio usando gel (água) e miçangas pretas (intensidade da concentração), porém ao testarmos o experimento percebemos que o gel não ficou com uma tonalidade transparente e não foi possível enxergar a hemácia com nitidez (Fig. 2).
Fig. 1 – Hemácias em construção.
Fig.2
– Primeira tentativa de representação do material didático. Hemácia com pouca
nitidez.
Dessa
maneira, optamos substituir o gel por bolinhas de hidrogel. O meio ficou
transparente, sendo possível analisar com facilidade a hemácia e as miçangas representando a concentração do meio (Fig. 3).
Fig.
3 – Representação da hemácia em um meio hipertônico.
Como
ponto positivo a atividade permitiu uma nova experiência com a produção de um modelo
que pode ser utilizado de maneira prática em aulas demonstrativas, porém a
confecção foi trabalhosa já que antes da atividade não havíamos tido contato com os
materiais utilizados.
Grupo: Fernanda Ortiz; Gabrielle Cristina; Júlio Cesar; Kamila de Mello.
Um comentário:
Quando mesmo ocorreu a mudança do modelo aqui apresentado para o modelo final que vimos no filme? Seria interessante relatar a mudança. Foi interessante colocarem as fotos do processo de construção do trabalho.
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