Olá caro leitores, hoje iremos mostrar um pouquinho para vocês como foi a construção do nosso Stop Motion, um processo bastante trabalhoso que no final deu tudo certo e surpreendemos bastante com a avaliação dos nossos orientadores.
Enfim, com o modelo didático pronto, inicia-se a
terceira e última etapa da disciplina, o Stop Motion (animação através de fotos
em sequência). Antes de começarmos a fazer qualquer coisa, tivemos uma aula com
o professor Galego, onde o mesmo orientou e explicou como seria feito esse
material e quais os recursos e aplicativos utilizaríamos. Nesta aula, o professor
solicitou que apresentássemos na próxima aula, um Story Board e um roteiro, com
proposito de auxiliar para que não nos perdêssemos enquanto produzíamos as
fotos. Não tivemos nenhuma dificuldade em fazer o Story Board e o roteiro. Assim, já com os modelos prontos, mostramos aos professores como iria suceder as
fotografias. Eles nos auxiliaram e apresentaram ideias de como fazer o crescimento e as mudança de
seguimentos da lagarta ao longo das fotografias. Eles nos deram a ideia de começarmos as
fotografias da borboleta saindo do casulo e retroceder as cenas para que
voltasse ao começo da metamorfose. Na aula seguinte, pediram para que
mostrássemos uma previa de como ficaria o vídeo.
Para a produção do Stop Motion, conversamos com
a técnica de laboratório Daniela, com o intuito de reservarmos um horário no
laboratório de microscopia onde há uma estrutura que possibilitava que
fizéssemos as fotografias e em seguida com o vídeo. Tentamos realizar a ideia
dos professores, no entanto, tivemos algumas dificuldades para produzir o vídeo ao inverso e não conseguimos
fazer como eles queriam. Sendo assim, produzimos as fotos e montamos o vídeo como queríamos. Na outra semana, mostramos aos professores,
entretanto, percebemos que o fundo ficou muito movimentado e algumas fotos
ficaram desfocadas, eles nos aconselharam a refazer todo o vídeo novamente de maneira que fixássemos o celular e a maquete para não se mover. Retornamos ao laboratório, para que o modelo não
movimentasse, colamos o celular e a maquete no suporte e enrolamos com muitas fitas adesiva e arame. Em
seguida tiramos as fotos e editamos mais uma vez e mostramos a versão final.
Apesar das dificuldades enfrentadas para refazer as fotografias, o nosso Stop Motion ficou melhor que a ultima versão que havíamos feito e obtivemos um resultado satisfatório por nossos orientadores, e também tivemos várias ideias com a construção desse modelo didático para usarmos com nossos alunos futuramente! :)
A seguir, está o vídeo finalizado do nosso Stop Motion.
Discentes: Ana Luiza Rodrigues Venturini, Jordana Oliveira Borges, Helenilza Martins Fernandes e Micaela de Oliveira Ribeiro.
Um comentário:
Parabéns, meninas! Vocês conseguiram não um resultado satisfatório, mas sim PLENO!!! Vocês escutaram nossas orientações e tiveram autonomia para não segui-las quando vocês tinham segurança do que estavam fazendo. Vocês se empenharam profundamente na execução de todas as etapas da disciplina e se superaram a cada etapa, tornando as ótimas avaliações que vocês receberam ao final uma consequência de toda essa dedicação. Além disso, conseguiram perceber as potencialidades do uso desse recurso para além da Universidade. Parabéns!!
Postar um comentário