Ciência
Itinerante
Olá caros leitores! Hoje
começa nossa jornada no blog, com o nosso primeiro post "Ciência Itinerante", é um prazer
compartilhar nossos conhecimentos e experiências com vocês! Esperamos que
gostem.
Na primeira fase de
EDP III ( Estudos e Desenvolvimentos de Projetos) nos foi proposto produzir
dois textos, os temas poderiam ser relacionados a evolução e/ou botânica, os
textos,as imagens e principalmente os títulos queríamos que fossem chamativos para o "Ciência Itinerante".
A escolha dos temas
não foi uma tarefa fácil! De inicio apresentamos aos professores quatro opções
de temas:
·
Evolução das Angiospermas;
·
A evolução dos anfíbios;
·
A perda de membros das serpentes;
·
Frutos verdes e maduros.
Em nosso primeiro
encontro com a professora Flávia apresentamos as idéias sobre os temas, e ela
nos orientou sobre os que despertariam mais curiosidade nos leitores, sugeriu
que um dos textos abordasse sobre as flores das angiospermas em alimentos , que
são bastante consumidas entre as pessoas no seu cotidiano e que possuem flores.
Ela também nos aconselhou a falar com o professor Luis, sobre o tema
relacionado a evolução das serpentes.
Ao encontrarmos o
professor Luis, falamos sobre nossas ideias iniciais em relação ao tema,
relacionadas a perda de membros das serpentes por questões adaptativas, ele nos
direcionou para um tema mais atual na ciência, relacionando os genes Hox com a
perda de membros das serpentes.
Nossas reuniões
foram feitas na biblioteca do campus da Univerdecidade e online, através de
livros e artigos foram feitos resumos , mapas mentais e tópicos para a
realização da escrita dos textos. Nossas maiores dificuldades foram
relacionadas a escolha dos títulos e tornar o texto sobre a perda de membros das
serpentes coeso e de fácil compreensão para os leitores.
Para nós, a
experiência de escrever textos para o "Ciência itinerante" foi muito
enriquecedora para o nosso conhecimento.
Grupo: Aline Paixão, Amanda Oliveira, Daniela Carvalho, Fernanda Porfírio.
Imagem 1
Imagem 2
Imagem1- Texto: Angiospermas na refeição
Imagem2- Texto: A genética sem patas
Referências:
RAVEN, Peter H, et al. Livro Biologia Vegetal, 7 ed. cap. 19. Rio de Janeiro : Guanabara, 2010.
REECE, Jane B, et al. Livro Biologia de Campbell. 10 ed. pg. 617,618,619. Editora: Artmed, Porto Alegre, 2015.
ROSQUITO, Juliana G. et al. A perda de fenótipo está associada à divergência generalizada do panorama regulatório dos genes da evolução. Nature comunication, vol. 9, Article number: 4737(2018). Disponível em: Https://www.nature.com/atices. Acesso em: 17/04/2019
SANTOS, Marcos. Estudos mostram como as cobras perderam as pernas ao longo da evolução. Jornal da USP, 13/12/2018 Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/estudo-mostra-como-as-cobras-perderam-as-pernas-ao-longo-da-evolucao/. Acesso em: 17/04/2019.
Um comentário:
Boa tarde!! O texto de vocês apresenta as etapas de construção dos informativos do "Ciência Itinerante", porém há a necessidade de revisão de pontuação e de estrutura lógica e coesiva da redação. Por fim, as legendas deveriam estar grafadas abaixo de cada imagem, e não em bloco, ao final do texto.
Profa Flávia e Prof. Luís Gustavo
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