quinta-feira, 13 de junho de 2019

Ciência Itinerante - EDP III 2019.1


Ciência Itinerante
                Olá caros leitores! Hoje começa nossa jornada no blog, com o nosso primeiro post  "Ciência Itinerante", é um prazer compartilhar nossos conhecimentos e experiências com vocês! Esperamos que gostem.
                Na primeira fase de EDP III ( Estudos e Desenvolvimentos de Projetos) nos foi proposto produzir dois textos, os temas poderiam ser relacionados a evolução e/ou botânica, os textos,as imagens e principalmente os títulos queríamos que fossem chamativos para o "Ciência Itinerante".
                A escolha dos temas não foi uma tarefa fácil! De inicio apresentamos aos professores quatro opções de temas:
·         Evolução das Angiospermas;
·         A evolução dos anfíbios;
·         A perda de membros das serpentes;
·         Frutos verdes e maduros.
                Em nosso primeiro encontro com a professora Flávia apresentamos as idéias sobre os temas, e ela nos orientou sobre os que despertariam mais curiosidade nos leitores, sugeriu que um dos textos abordasse sobre as flores das angiospermas em alimentos , que são bastante consumidas entre as pessoas no seu cotidiano e que possuem flores. Ela também nos aconselhou a falar com o professor Luis, sobre o tema relacionado a evolução das serpentes.
                Ao encontrarmos o professor Luis, falamos sobre nossas ideias iniciais em relação ao tema, relacionadas a perda de membros das serpentes por questões adaptativas, ele nos direcionou para um tema mais atual na ciência, relacionando os genes Hox com a perda de membros das serpentes.
                Nossas reuniões foram feitas na biblioteca do campus da Univerdecidade e online, através de livros e artigos foram feitos resumos , mapas mentais e tópicos para a realização da escrita dos textos. Nossas maiores dificuldades foram relacionadas a escolha dos títulos e tornar o texto sobre a perda de membros das serpentes coeso e de fácil compreensão para os leitores.
                Para nós, a experiência de escrever textos para o "Ciência itinerante" foi muito enriquecedora para o nosso conhecimento.

Grupo: Aline Paixão, Amanda Oliveira, Daniela Carvalho, Fernanda Porfírio.
 
Imagem 1

Imagem 2


Imagem1- Texto: Angiospermas na refeição
Imagem2- Texto: A genética sem patas

Referências: 

RAVEN, Peter H, et al. Livro Biologia Vegetal, 7 ed. cap. 19. Rio de Janeiro : Guanabara, 2010. 

REECE, Jane B, et al. Livro Biologia de Campbell. 10 ed. pg. 617,618,619. Editora: Artmed, Porto Alegre, 2015. 

ROSQUITO, Juliana G. et al. A perda de fenótipo está associada à divergência generalizada do panorama regulatório dos genes da evolução. Nature comunication, vol. 9, Article number: 4737(2018). Disponível em: Https://www.nature.com/atices. Acesso em: 17/04/2019

SANTOS, Marcos. Estudos mostram como as cobras perderam as pernas ao longo da evolução. Jornal da USP, 13/12/2018 Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/estudo-mostra-como-as-cobras-perderam-as-pernas-ao-longo-da-evolucao/. Acesso em: 17/04/2019.





Um comentário:

lggalego disse...

Boa tarde!! O texto de vocês apresenta as etapas de construção dos informativos do "Ciência Itinerante", porém há a necessidade de revisão de pontuação e de estrutura lógica e coesiva da redação. Por fim, as legendas deveriam estar grafadas abaixo de cada imagem, e não em bloco, ao final do texto.
Profa Flávia e Prof. Luís Gustavo