quinta-feira, 21 de junho de 2018

STOP MOTION - Como ocorre a doença do pênfigo?


Olá, queridos leitores!

Novamente, gostaríamos de agradecer a sua atenção. Sejam bem-vindos à nossa jornada na disciplina de Estudos e desenvolvimento de projetos III, que hoje chega ao fim. Hoje iremos postar a terceira e última atividade da disciplina, que consiste na produção de um Stop motion utilizando o modelo didático elaborado na atividade anterior.
Nosso modelo didático demostrava as alterações do tecido epitelial afetado pela doença do pênfigo, e assim, para o Stop motion decidimos mostrar como se dava essa alteração. Dentre todas as atividades essa foi a mais trabalhosa, desde a montagem do roteiro até à filmagem.
Durante a montagem do roteiro tivemos muitas dúvidas sobre como se daria a sequência das cenas e de como utilizaríamos o modelo da melhor forma, dando movimento a ele. Mas com a ajuda do Professor Carlos e da Professora Vera durante os encontros, conseguimos resolver esses problemas e melhorar o conteúdo do vídeo. Em relação as filmagens, tivemos que refazer várias partes, tirar várias fotos novamente sem afetar a sequência. É uma parte bastante delicada pois precisamos de uma boa iluminação para não ter sombras na imagem, cuidados para não ter saltos entre uma cena e outra, e escolher o melhor cenário. É importante destacar que utilizamos um aplicativo para tirar as fotos, no qual elas já saíam sequenciadas. O aplicativo se chama Estúdio Stop Motion e foi bem útil durante a produção de nosso vídeo, que teve aproximadamente 1000 fotos.
Mesmo com a ajuda do aplicativo para tirar as fotos, tivemos que editar o vídeo posteriormente. Utilizamos o aplicativo Wondershare Filmora para a edição, ele é bem completo e de fácil manuseio para quem não tem experiencia em edição. Nessa etapa precisamos escolher a trilha sonora do vídeo, que é bastante importante e colocar legenda em todas as cenas para facilitar o entendimento do espectador. Como dissemos, foi bem trabalhoso mas ficamos orgulhosos com o resultado.
Pois bem, queridos leitores, chegamos ao final da nossa última atividade da disciplina, espero que tenham gostado de nos acompanhar nessa jornada e saber como foi a elaboração e execução de todo nosso trabalho. Espero que aproveitem o vídeo!!  
Até a próxima!!!





Um comentário:

Flávia Lima disse...

Pessoal, muito bom. Gostamos do texto e da forma como, ao longo do semestre, chamaram a atenção para o blog da disciplina.