quinta-feira, 21 de junho de 2018

EDP III, 2018.1 - Stop Motion: Desenvolvimento glandular


Olá, caros leitores. Boa noite!


Nossa jornada em edp III chegou ao fim! 

Após a confecção de nosso modelo didático sobre o desenvolvimento glandular, demos início aos trabalhos para a montagem de nosso stop motion, trabalho final da disciplina. 

Para isso, nosso grupo criou uma historinha para contextualizar o desenvolvimento glandular. Pensamos em mostrar um garoto correndo por estar atrasado para uma consulta ao endocrinologista. Chegando ao consultório, a médica explicaria a ele sobre o desenvolvimento de uma glândula endócrina, no caso a tireóide. Em seguida, o garoto questionaria a médica sobre o seu suor e essa explicaria para ele que o suor vem da glândula sudorípara, uma glândula exócrina, mostrado a ele o desenvolvimento da mesma. Além disto, seria mostrado exemplos de locais onde são encontradas essas duas glândulas. 


Tudo correu muito bem e como queríamos. No vídeo a médica apresenta os ovários, testículos e pâncreas, como glândulas endócrinas, ou seja que liberam seus produtos na superfície do órgão, mas não podemos esquecer que essas glândulas também liberam produtos na circulação sanguínea, sendo também exócrinas, por isso são denominadas anficrinas ou mistas.


Para tirar as fotos da formação das glândulas apoiamos o celular em uma caixa, a qual fizemos uma abertura para encaixar o celular, já modelo didático colocamos sobre uma mesinha e fomos posicionando célula por célula até completar a formação. Depois fizemos as fotos do menino chegando ao consultório e da consulta médica. Ao todo, foram mais de 1500 fotos tiradas. Para a edição e montagem do vídeo usamos o programa Camtasia Studio, que é muito fácil de usar e possui inúmeros recursos e ferramentas. 


Por fim, agradecemos a todos pela colaboração e atenção e, esperamos que gostem do resultado final, assim como nós. Ficamos muito felizes de compartilhar todo esse processo com vocês, nos divertimos muito! Não esqueçam de compartilhar o blog com seus amigos e bons estudos!
Nosso vídeo é pesado demais para anexar aqui, segue o link para acesso ao vídeo.
https://youtu.be/dXkNoGyLqkA



Autores: 
Bárbara Dias, Bruno Borsoni, Julia Hailer, Matheus Henrique Duarte, Maria Coltri, Mayara Cortizzi


Um comentário:

Flávia Lima disse...

Pessoal, novamente sentimos falta da revisão do texto, bem como de algumas imagens relacionadas à elaboração do stop motion. Esses bastidores que colocaram na apresentação em sala de aula faltou aqui. Seria interessante mostrar a " engenhoca" para estabilizar o celular, já que não fizeram uso da mesa que dispomos para essa finalidade.