A segunda etapa de nossa disciplina Estudo e Desenvolvimento de Projetos III tem por meio a elaboração de um modelo didático, desenvolvido para alunos do Ensino Fundamental ou Médio. E hoje viemos apresentar para vocês como se deu a escolha de nosso tema, nossas dificuldades e toda a trajetória até o resultado final.
De início, pensamos em abordar sobre a reprodução assexuada e seus mecanismos, porém conversando mais com os professores, tivemos a ideia de buscar um tema que seria por vezes, complicado de ser abordado apenas com explicações teóricas, que despertasse a curiosidade, e, ao mesmo tempo facilitasse a compreensão dos alunos. Bom, com isso resolvemos elaborar nosso modelo didático com base na Divisão Celular animal, o que, têm contribuído para nós mesmos em ter conhecimento a mais sobre este tema.
Posteriormente, para a elaboração deste, pensamos em utilizar a massa de modelar para simular todas as estruturas que iriam compor nossa célula, e para a base dessas estruturas, pratinhos de isopor. Porém, ao iniciar o desenvolvimento das fases, tivemos dificuldades no manuseio da massinha, já que manchava tudo que estava ao redor e era trabalhoso montar as estruturas, pois arrebentava em qualquer movimento nosso, mesmo que sutil. Os pratinhos também não deram certo porque queríamos que os alunos vissem que a célula é uma estrutura tridimensional e com estes, não era possível ter essa visualização. Assim, trocamos a massa de modelar por barbantes e os pratinhos por bolas de isopor, as quais utilizamos cada metade para simular uma célula. No fim, não foi de todo mal, pois acabamos utilizando os pratos para fechar cada metade do isopor. Para colorir as células, utilizamos tinta guache, e como a ideia foi ter-se quatro células-filhas cada qual com metade dos cromossomos da célula inicial, utilizamos dois tipos de cores de barbante diferentes, vermelho e preto.
As fibras do fuso, também feitas com barbantes, foram pintadas com guache verde claro. Utilizamos a massa de modelar verde para destacar os cinetocoros: estruturas que ligam cada cromátide irmã (em vermelho e preto) aos microtúbulos.
Esperamos que vocês possam aproveitar nosso modelo didático e que facilite seus estudos!!
Não esqueça de seguir nosso blog e compartilhar com os amigos.
Até a próxima postagem!!
Imagem 1: Intérfase
Imagem 2: Meiose I
Imagem: Meiose II
Um comentário:
Pessoal,compreendemos o texto que mostrou a trajetória do grupo, porém sentimos falta de uma revisão mais atenciosa antes da postagem. Algumas frases estão confusas.
Postar um comentário