quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Stop Motion: Condução de Seiva Bruta pelo Xilema

Olá, caros leitores.
           
A última etapa da disciplina de Estudo e Desenvolvimento de Projetos III (EDP III), se consolidou com a produção do Stop Motion. A princípio para a elaboração deste, decidimos trabalhar com temas abordados na disciplina de Anatomia Vegetal.

Incialmente a temática que seria abordada era sobre como se sucedia a condução de água e sais minerais pelo tecido vascular xilema, entretanto, durante a nossa primeira reunião juntamente com os docentes que administram a matéria, constamos que tal conteúdo se aplicava na disciplina de Fisiologia Vegetal e não de Anatomia Vegetal.

Diante disso, decidimos direcionar nosso trabalho a fim de conseguir realizar uma abordagem que estivesse relacionada com a disciplina de Anatomia vegetal, porém, como já havíamos feito o modelo pensando em trabalhar a condução de seiva bruta no xilema, tivemos que  optar  por fazer a junção da fisiologia vegetal para mostrar como ocorre o percurso da água e dos sais minerais pelo xilema e como parte da disciplina de Anatomia Vegetal  abordamos qual as características dos vasos condutores do xilema.

Para a gravação do Stop motion, utilizamos a câmera de um celular e improvisamos um suporte para que as fotos não tremessem.



Para produção do Stop Motion utilizamos o aplicativo Instagram, que conta com uma ferramenta que produz o Stop Motion, através de uma sequência de fotos. Ele fornece pequenos vídeos e posteriormente é possível realizar a junção desses, para assim dar vida ao Stop Motion.  Para juntar os vídeos e editá-los utilizamos o programa Movie Maker, uma vez que, este era familiar e de fácil manejo para o grupo. Segue abaixo o nosso vídeo.

   



Com a disciplina chegando ao fim, os integrantes se mostraram satisfeitos com a produção do trabalho, não podemos negar que diversos desafios e problemas surgiram, no entanto, conseguimos trabalhar em grupo para assim poder buscar a solução para todos os empecilhos. Diante disso agradecemos também aos docentes que administram a matéria pela grande ajuda e pelo conhecimento que nos foi passado.

Alunos: Diego Lopes, Francielle Lima, Giulia Marques, Luíza Martins e Luíza Souza.

Um comentário:

Flávia Lima disse...

Pessoal, gostamos do texto. Ele deu uma ideia clara da trajetória realizada na construção do trabalho. No entanto, apenas sentimos falta de terem indicado as figuras no texto, bem como uma legenda explicativa próxima as mesmas.