quarta-feira, 25 de outubro de 2017



Boa Noite, leitores!

         Nesta postagem discutiremos a elaboração dos moldes que nos foram solicitados para a disciplina EDP III. O grupo é constituído por mim (Jéssica), pela Najara, Leidiane e Mirian. O objetivo trata-se da confecção de moldes que possam ser utilizados posteriormente em vídeo de stop motion. O tema escolhido pelo grupo foi “Anexo embrionário das aves”, inspirado pela disciplina de embriologia em que metade do grupo está matriculado e a outra metade já cursou.
         Primeiramente, foi escrito um roteiro simples que influenciou a escolha dos materiais utilizados. A história simula uma galinha e seu ninho em seu habitat natural. Tendo em vista que os moldes precisariam ser resistentes dado o constante transporte para a universidade e para locais de confecção, assim como para evitar desperdícios, escolhemos o biscuit. Nenhuma integrante possuía familiaridade com o material, mas essa foi uma dificuldade contornada com dicas de blogs na internet, instruindo por exemplo, a mantê-lo sempre embalado e ligeiramente umedecido para não endurecer previamente.
         Em seguida, a primeira versão de alguns dos moldes foi descartada desde que, apesar de que o intuito do trabalho não seja oferecer moldes realistas, os professores apontaram falta de proporção entre o tamanho da galinha e dos ovos. A segunda versão destes objetos obteve mais sucesso nestes requisitos.
Por ser um material de fácil manejo, a principal dificuldade que o grupo enfrentou foi na divisão das tarefas, no agendamento das reuniões e na comparação dos moldes por motivos da incompatibilidade de horário entre as integrantes. Este fator, assim como a necessidade de refazer alguns moldes, criou dificuldades quanto ao roteiro inicial do vídeo que sofreu alterações com o objetivo de diminuir o número de objetos de cena.
         Por fim, utilizamos tinta para destacar em cores fantasia os diferentes anexos embrionários que serão abordados no vídeo.
      


 Referências:

Slides enviados para a turma pelo Prof° Carlos via e-mail
     

Um comentário:

Flávia Lima disse...

Meninas, sentimos falta de uma boa revisão no texto para verificação de questões de concordância, pontuação, etc. Apesar de as figuras estarem bonitas, observamos que faltou legenda e que as mesmas fossem citadas ao longo do texto. O mais adequado seria usar a palavra modelo ao invés de molde, afinal essa etapa da disciplina é sobre modelos didáticos. Com relação à referência, ficamos assustados como a mesma foi apresentada, pois deveriam ser utilizados livros, artigos, etc. No entanto, como ponto positivo destacamos a descrição detalhada sobre o processo de elaboração do modelo, bem como a apresentação da solução para uma dificuldade encontrada pelo grupo.