quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Modelo didático: Condução de água e sais pelo xilema no interior da planta

Olá leitores,
               Através dessa postagem, vamos relatar como foi a segunda etapa da disciplina Ensino e Desenvolvimento de Projeto III, na qual deveríamos desenvolver um modelo didático para trabalhar. Esse processo não foi tão simples, pois pensamos em vários temas, mas eles já haviam sido desenvolvidos pelas turmas anteriores. De início pensamos em realizar um modelo onde mostraria a participação de cofatores em reações, assunto relacionado à bioquímica, entretanto encontramos dificuldades no assunto por não encontrar algo concreto e de fácil explicação e representação. Diante dessa situação o grupo discutiu e entrou em consenso de representar no modelo didático a condução de seiva bruta (água e minerais) na planta (Fig.1), abordando assim e consequentemente dando ênfase ao xilema. Essa mudança de tema foi discutida com os professores ao decorrer dos encontros semanais ofertados pela disciplina.
                Após definido o tema, começamos a montagem do trabalho, onde utilizamos materiais como isopor, cartolinas, colas, tesouras, para fazer o caule, raiz e folhas (Fig.2) e miçangas que foram utilizadas com o intuito de representar o caule de forma interna após um corte transversal, juntamente com os tecidos que o compõem, fazendo assim que aqueles que visualizarem o nosso modelo tenham uma visão ampla do que ocorre, onde ocorre e do que o caule é composto (Fig.3).
    O tema foi escolhido devido à curiosidade tanto da parte do grupo, quanto da maioria dos alunos que buscam entender o como funciona uma planta em seu interior já que só enxergamos a parte externa. Entender seu funcionamento é fundamental não só na área da aprendizagem propriamente dito, mas em suas aplicações para a preservação. Buscamos mostrar como ocorre o processo em que a planta consegue água e sais e os levam até seus troncos, galhos e folhas.


Fig.1-  Representação da condução de seiva bruta (água e minerais) na planta.



Fig.2- Montagem da árvore


Fig.3- Representação interna dos tecidos presentes no caule



Referências: 
  • Appezzato-da-Glória, B. e Carmello-Guerreiro, S. M. (eds.) Anatomia Vegetal. 3.ed.Viçosa: Editora UFV, 2012.


Grupo:  Diego M. Lopes, Francielle C. de F. Lima, Giulia Michele Marques, Luíza Martins e Luíza Souza.

Um comentário:

Flávia Lima disse...

Pessoal, mais uma vez destacamos que o nome da disciplina é Estudo e Desenvolvimento de Projetos III. Apesar de nas aulas de Anatomia Vegetal serem apresentadas várias situações nas quais a estrutura (Anatomia) "anda de mãos dadas" com a função (Fisiologia), ambas são coisas diferentes. O texto ficou um pouco confuso, mas gostamos da figuras 1 e 2. Porém, a figura 3 já havia sido discutida. É preciso ter atenção com a qualidade das imagens que postamos - vejam o buraco do isopor no alto da imagem, bem como na legenda que está incompleta.