Olá leitores,
Através
dessa postagem, vamos relatar como foi a segunda etapa da disciplina Ensino e Desenvolvimento
de Projeto III, na qual deveríamos desenvolver um modelo didático para
trabalhar. Esse processo não foi tão simples, pois pensamos em vários temas, mas
eles já haviam sido desenvolvidos pelas turmas anteriores. De início pensamos
em realizar um modelo onde mostraria a participação de cofatores em reações,
assunto relacionado à bioquímica, entretanto encontramos dificuldades no
assunto por não encontrar algo concreto e de fácil explicação e representação. Diante
dessa situação o grupo discutiu e entrou em consenso de representar no modelo
didático a condução de seiva bruta (água e minerais) na planta (Fig.1),
abordando assim e consequentemente dando ênfase ao xilema. Essa mudança de tema
foi discutida com os professores ao decorrer dos encontros semanais ofertados
pela disciplina.
Após
definido o tema, começamos a montagem do trabalho, onde utilizamos materiais
como isopor, cartolinas, colas, tesouras, para fazer o caule, raiz e folhas (Fig.2) e miçangas que foram utilizadas com o intuito de representar o caule de
forma interna após um corte transversal, juntamente com os tecidos que o
compõem, fazendo assim que aqueles que visualizarem o nosso modelo tenham uma
visão ampla do que ocorre, onde ocorre e do que o caule é composto (Fig.3).
O tema foi
escolhido devido à curiosidade tanto da parte do grupo, quanto da maioria dos
alunos que buscam entender o como funciona uma planta em seu interior já que só
enxergamos a parte externa. Entender seu funcionamento é fundamental não só na
área da aprendizagem propriamente dito, mas em suas aplicações para a
preservação. Buscamos mostrar como ocorre o processo em que a planta consegue
água e sais e os levam até seus troncos, galhos e folhas.
Fig.1- Representação da condução
de seiva bruta (água e minerais) na planta.
Fig.2- Montagem
da árvore
Fig.3- Representação
interna dos tecidos presentes no caule
Referências:
- Appezzato-da-Glória, B. e Carmello-Guerreiro, S. M. (eds.) Anatomia Vegetal. 3.ed.Viçosa: Editora UFV, 2012.
Grupo: Diego M. Lopes, Francielle C. de F. Lima, Giulia Michele Marques, Luíza Martins e Luíza Souza.
Um comentário:
Pessoal, mais uma vez destacamos que o nome da disciplina é Estudo e Desenvolvimento de Projetos III. Apesar de nas aulas de Anatomia Vegetal serem apresentadas várias situações nas quais a estrutura (Anatomia) "anda de mãos dadas" com a função (Fisiologia), ambas são coisas diferentes. O texto ficou um pouco confuso, mas gostamos da figuras 1 e 2. Porém, a figura 3 já havia sido discutida. É preciso ter atenção com a qualidade das imagens que postamos - vejam o buraco do isopor no alto da imagem, bem como na legenda que está incompleta.
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