quarta-feira, 26 de abril de 2017

Ciência Itinerante - EDP III - 2017.1

Boa tarde leitores,

Estamos publicando nossa primeira atividade da disciplina de Ensino e Desenvolvimento de Projetos III  (EDPIII) do Curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Ao iniciarmos a atividade proposta nos deparamos com o primeiro desafio: a escolha do tema. Em função do pouco conteúdo apresentado pelas disciplinas correquisito a EDP III, decorrente do pouco tempo cursado neste período letivo. Em primeiro momento, ficamos sem saber os possíveis assuntos que poderiam ser abordados. Entretanto, por sermos um grupo menor no número de integrantes, a ideia do tema se solidificou rapidamente.

Houve uma integração do grupo no dia 09/04 onde foi feito um levantamento e coleta de dados e informações que poderiam nortear nossa escrita. Nesse momento foram surgindo novas vertentes do tema que poderiam ser apresentados ao público leitor.

A participação dos docentes durante o processo de construção do projeto foi essencial, visto que suas orientações auxiliaram a manter o foco necessário para que as informações fossem transmitidas de forma clara e objetiva.

Uma das preocupações de comum acordo da equipe foi que os textos fossem acessíveis tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade externa e que envolvesse conteúdos presente no cotidiano de todos. Nesse contexto, foi encontrada uma adversidade quanto ao espaço disponível para a elaboração do texto, muita informação contida em poucos parágrafos.

Contudo, os obstáculos foram ultrapassados, o grupo adquiriu uma experiência positiva trabalhando em conjunto, as discussões levaram a um bom resultado e o objetivo alcançado. 




Referências

Muramatsu CH, Vieira OCS, Simões CC, Katayama DA, Nakagawa FH. Consequências da síndrome de tensão pré-mentrual na vida da mulher. Rev Esc Enferm USP 2001; 35(3):205-13.

DIAS, Thamyres. Mulheres no período fértil ficam mais sedutoras. Disponível em: <http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/mulheres-em-periodo-fertil-ficam-mais-sedutoras-6620269.html#ixzz4fIN5rCYH>. Acesso em 25 de abril de 2017.

CASTRO, Neuza Maria. Meristemas. Disponível em: <http://www.anatomiavegetal.ib.ufu.br/exercicios-html/Meristema.htm> Acesso em 25 de abril de 2017.

VOITILLE, Nadine. Cerca viva: saiba como escolher. Disponível em: <http://www.cliquearquitetura.com.br/artigo/cerca-viva-saiba-como-escolher.html> Acesso em 25 de abril de 2017.

Grupo: Fernanda Ortiz Peixoto; Gabrielle Cristina da Silva; Júlio César Dutra Junior; Kamila de Mello.

Um comentário:

Flávia Lima disse...

O texto trouxe detalhes do processo de construção da atividade. Gostamos da percepção da importância da pesquisa bibliográfica, pois um dos objetivos é exatamente ampliar as possibilidades de abordagem do tema e da riqueza trazida pelo trabalho em grupo. Entretanto, o nome da disciplina está errado. O correto é: Estudo e Desenvolvimento de Projetos III.