quinta-feira, 11 de junho de 2015

Vídeo de Animação - EDP III 2015.1

Olá, leitores do blog!

Hoje vamos contar a vocês sobre o nosso último trabalho na disciplina. A proposta depois da construção do modelo didático foi de criar um vídeo em animação que abordasse o tema escolhido pelo grupo (recordando: AZT e inibição por competição).

Criando movimento por meio de fotos: técnicas de animação


Para criar o vídeo de animação, tivemos que fotografar o modelo didático. Utilizando os feltros e peças criadas representando enzimas, moléculas, etc. sobre a base do modelo, compomos uma sequência de fotos de modo que entre cada uma fossem realizados pequenos movimentos. 

Esse é o princípio da animação e do stop motion. Cada fotograma (cada foto) constitui um frame (quadro). Ao fotografar aquilo ao qual se quer “dar vida”, procede-se movimentando aos poucos e mantendo uma estabilidade daquilo que deve permanecer imóvel. Posteriormente, os fotogramas são unidos em edição, de modo que o vídeo tenha entre 6 e 12 fotogramas por segundo. Sim! São muitas fotos para a realização de poucos minutos, mas isso é o essencial para que haja ideia de movimento sem que ninguém perceba que na verdade são fotos!

Dica – Conheça um filme de animação que utiliza as técnicas sobre as quais conversamos: “O Fantástico Senhor Raposo” (Imagem 1; Trailer - https://www.youtube.com/watch?v=dBSYA6brls4), do diretor Wes Anderson. E que tal também conhecer o processo de criação do filme? (https://www.youtube.com/watch?v=hNqUg1xWo2A).

Imagem 1: do filme "O Fantástico Senhor Raposo", do diretor Wes Anderson.


Processo de criação do nosso vídeo de animação


Contando um pouquinho do que executamos até que o trabalho estivesse finalizado, foram diversas as etapas, dentre elas: fotografar, juntar as fotos, colocar legendas, gravar áudios, inserir áudios e trilha sonora, criar os créditos.

Como talvez você que nos lê deve ter imaginado, o mais trabalhoso na animação é tirar as fotos. Ao todo, utilizamos mais de 816 fotos. A animação foi feita com 10 fotos por segundo, excetuando alguns poucos momentos em que utilizamos 6 fotos por segundo. Era importante que a máquina fotográfica ficasse estável e que o fundo não se movimentasse durante as fotos. A partir disso, criamos um suporte utilizando banners e colocamos sobre uma mesa (figura 2) para fotografarmos as figuras enquanto eram movimentadas sobre o modelo (figura 3).

Outra dificuldade foi referente à luminosidade. Percebemos que em um momento foi necessário tirar parte das fotos novamente pois elas haviam sido produzidas durante o dia. Isso fez com que a imagem tivesse uma variação de luz se comparada às fotos tiradas durante a noite. A solução foi fotografar apenas à noite (com a luz artificial ligada e sem flash) ou adaptar uma cortina que deixasse o ambiente escuro o suficiente (imagem 2).

Imagens 2 e 3: Em 2, suporte confeccionado para estabilizar a máquina fotográfica e cortina improvisada
para escurecer o ambiente. Em 3, integrante do grupo movendo uma base nitrogenada de uracila. Fonte: arquivo pessoal.

Por fim a dificuldade final foi editar e gravar os áudios. A edição foi feita em Microsoft Office PowerPoint, utilizando um slide para cada foto e colocando a legenda sempre no mesmo local quando a intenção era que ela permanecesse no decorrer das fotos. Temporizar a legenda mostrou-se também um processo complicado porque havia muito a ser mostrado por legendas. Os áudios foram gravados no programa Audacity, editados e re-editados (por motivo de clareza, após apreciação final dos professores da disciplina). A edição final contou com a utilização do programa Movie Maker.


Eis o resultado final (esperamos que gostem!):


Vídeo "AZT: um inibidor competitivo" finalizado.


- O Grupo (Matheus Pena, Herisy Galvet, Kamila Jéssica, Lara Cruz e Marielle Sandrine)


Referências:

Imagem 1: O Fantástico Senhor Raposo. Disponível em: <https://alemdafichatecnica.files.wordpress.com/2010/02/sr-raposo.jpg> Acesso em: 11 jun 2015

Vídeo "AZT: um inibidor competitivo". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=00aGumR4HgM> Acesso em: 11 jun 2015

Vídeo "O Fantástico Sr. Raposo - Trailer 4 - Fox Films". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dBSYA6brls4> Acesso em: 11 jun 2015

Vídeo "O Fantástico Sr. Raposo". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hNqUg1xWo2A> Acesso em: 11 jun 2015

Escola de Belas Artes da UFMG - Definição e História do Stop Motion. Disponível em: <http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/stop/princip1.htm> Acesso em: 11 jun 2015

Nenhum comentário: