quinta-feira, 11 de junho de 2015

Vídeo Stop Motion / Cissiparidade e Conjugação

Boa noite pessoal!


       Na última postagem, apresentamos nosso modelo didático para aplicarmos ao tema “Reprodução de Bactérias: Cissiparidade e Conjugação”. Inicialmente, usamos massinha de modelar e papel colorido para montar as peças. Depois, montamos em cima de uma placa de isopor os dois processos. A ideia era usar essas peças posteriormente para montar um vídeo, usando a técnica de stop-motion.


       Stop Motion é uma técnica de animação, onde são tiradas fotografias em sequência; mudando de pouco a pouco a posição dos objetos. Quando exibidas a uma determinada velocidade, essa sequência de fotos gera movimento, como um filme. Existem programas específicos para o uso dessa técnica, e o mais conhecido deles para amadores é o Move Maker.       
    
       Quando fomos tirar as fotos, sentimos muita dificuldade em manusear as peças de massinha. Elas grudavam ou estavam ressecadas, e era difícil mudar de posição sem danificar o material. Quando finalizamos as fotos e colocamos elas no programa, percebemos que o resultado não ficou legal. As imagens estavam com diferença de iluminação, e muitas vezes não se conseguia ter ideia de movimento, a sequencia ficava “falhada”,
    
     Percebemos então, que seria necessário mudar o material para conseguir um vídeo didático e esteticamente melhor. Como solução, trocamos a massinha por modelos de papel colorido (folhas A4 coloridas). Fazendo as peças nesse material, o manuseio era mais fácil, e as fotos ficam simetricamente melhores. Quando jogamos no Move Maker, dava a impressão de um filme certinho! 

     Feito isso, escolhemos uma trilha sonora divertida, e acrescentamos algumas legendas para facilitar o entendimento dos processos de cissiparidade e conjugação.

Abaixo, algumas fotos do processo de construção das novas peças e nosso vídeo finalizado!

Espero que gostem!

Imagem 1 - Arquivo pessoal Rafaella

Imagem 2 - Processo de construção do vídeo


Alunos: Caíque, Jéssica, Mariana e Rafaella

Nenhum comentário: