quinta-feira, 7 de maio de 2015

Modelo Didático: funcionamento dos estômatos

Olá pessoal!


        Assim que terminamos a construção do Ciência Itinerante começamos a nova etapa da disciplina. Devíamos elaborar um modelo didático com o qual explicaríamos algo relacionado a alguma das disciplinas, seguindo exemplo do modelo do C.I. Após discussões conversamos com a professora Flávia Lima sobre um possível tema a ser abordado, o funcionamento dos estômatos. Recebemos alguns conselhos sobre como elaborar o modelo pois devíamos poder manuseá-los durante a explicação e de acordo com nossa primeira ideia isso não seria possível. Em seguida, reavaliamos como iríamos executar o modelo. Mostraremos a seguir algumas etapas da confecção.


Materiais utilizados:
- Massa de Biscuit pronta
- Tinta a óleo para colorir a massa.
- 3 ripas de MDF (44 cm X 12 cm);
- Papel pardo para encapar as ripas.
- Tesoura
- Boleador


       As ripas de MDF serviram de base para as partes do tecido vegetal em biscuit. Após serem encapados com papel pardo foram feitos desenhos no papel com o contorno e posições que as células teriam no final. Duas ripas formariam o corte transversal e a que sobrou seria o estômato em corte longitudinal. Inicialmente pensamos em trabalhar com massinha de modelar, porém biscuit seria mais barato e prático pois só encontraríamos massinhas de modelar em caixas fechadas com determinadas cores dentro e provavelmente não usaríamos todas e precisaríamos mais de somente algumas. Já com o biscuit poderíamos tingir a massa com a cor que fosse preciso e na quantidade necessária. A mãe de uma das integrantes do grupo sabe como preparar a massa então não foi um grande desafio no preparo e coloração.

       Após o preparo da massa, modelamos e colocamos em cima da ripa já encapada com papel pardo.
Na parte abaxial do modelo representamos os estômatos, que no stopmotion irão se mover, abrindo e fechando, mostrando a entrada e saída de água de gases.

 Membros do grupo ajudando na confecção do modelo didático. Camila (lado superior esquerdo), Lyon (lado superior direito) e Ana Carolina. Foto tirada por Mailly Nomura.


Modelo dos estômatos em corte longitudinal. Foto tirada por Camila da Cruz Mira
Materiais utilizados. Foto tirada por Camila Mira.


Materiais utilizados. Foto tirada por Mailly Nomura.


Alunos: Ana Carolina Silva Soares; Camila da Cruz Mira; Luma Astun Lopes; Lyon Vieira Miranda e Mailly Miani Nomura de Oliveira.

Nenhum comentário: