Apresentando nosso modelo didático:
Olá a quem nos lê!
Após a produção e entrega dos
textos para o Ciência Itinerante, a disciplina de EDP III nos propôs a
confecção de um modelo didático, que posteriormente será utilizado para
produzir um vídeo curto de animação.
O tema do modelo didático foi complicado
de ser escolhido. Várias ideias eram interessantes de serem abordadas, como:
fertilização, pH, tampões biológicos, curva de titulação, carboidratos... algumas
até já haviam sido utilizadas anteriormente. Por fim, o se decidiu em realizar o modelo envolvendo um conteúdo de Bioquímica que nos pareceu bem interessante:
o medicamento AZT e seu mecanismo de inibição por competição.
AZT é a abreviação de
azidotimidina. É um medicamento usado para atrasar a replicação viral do HIV,
agindo assim como paliativo para a Síndrome da Imunodeficiência Humana (AIDS).
Também chamado de zidovudina, o AZT é um tipo de Nucleosídeo Inibidor da
Transcriptase Reversa (NRTI). Este medicamento foi o primeiro aprovado nos
Estados Unidos para utilização por pacientes soropositivos, em 1987.
Como o AZT atua na
inibição da transcrição reversa?
O HIV (vírus da imunodeficiência
humana) possui uma enzima chamada transcriptase reversa, que atua na
transcrição reversa do RNA viral em DNA viral, a ser integrado no DNA da célula
hospedeira para a produção de novos vírus. Lembrando que os vírus não possuem
células, ou seja, não têm capacidade de replicação de seu ácido nucleico (que
pode ser DNA ou RNA, apenas um deles). No interior da célula, o AZT é
fosforilizado em trifosfato de azidotimidina (AZT-TP), que irá competir como
substrato com o nucleosídeo timidina (Figura 1), utilizado na síntese de DNA viral. Ao se
ligar à cadeia, o AZT-TP impede que a cadeia de DNA viral continue a ser
sintetizada.
Figura 1: comparação entre o AZT (à esquerda) e a timidina (à direita)
Confecção do modelo didático:
Confecção do modelo didático:
O grupo decidiu produzir um
modelo didático que fosse criativo e simples para mostrar os processos de
replicação viral e mecanismo de atuação do AZT. Para isso, foi utilizada uma
placa quadrada de MDF de 60 cm de lado como base e as estruturas celulares e
moleculares foram feitas utilizando EVA (espuma vinílica acetinada), feltro de
várias cores, fibra siliconada, velcro, tecido Oxford, fita de cetim e papel.
Figura 2: modelo sendo confeccionado. |
O modelo foi bem trabalhoso, gastando semanas para ser planejado e confeccionado (Figura 4). Algumas partes mais complexas exigiram planejamento mais bem estruturado, como os nucleotídeos do RNA e DNA viral (Figura 5), que demandaram moldes de cartolina para resultar em formas que se encaixassem.
Figuras 3 e 4: integrante do grupo costurando feltro para a confecção
de uma enzima transcriptase reversa (3); integrantes do grupo reunidos
produzindo o modelo didático (4).
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Figura 5: nucleotídeos produzidos para as fitas de
RNA e DNA, a partir de muito planejamento das formas para o encaixe entre eles. |
Os dois lados do MDF foram utilizados. No primeiro, foi representada a replicação viral normal. No segundo, o mecanismo de ação do AZT por meio da inibição por competição,
As maiores dificuldades foram em relação ao planejamento da segunda parte, em que ocorre a inibição por competição por parte do AZT-TP, e a confecção de algumas figuras mais complexas e delicadas, como os nucleotídeos removíveis e a fita de DNA representada na célula da primeira parte do modelo (Figura 2).
O público-alvo pode englobar alunos da 3ª série do Ensino Médio, porém é mais adequado a alunos da graduação, cursando a disciplina de Bioquímica, Microbiologia ou outras relacionadas.
O público-alvo pode englobar alunos da 3ª série do Ensino Médio, porém é mais adequado a alunos da graduação, cursando a disciplina de Bioquímica, Microbiologia ou outras relacionadas.
Para saber mais: Aids e outras DSTs: http://www.aids.gov.br/ (portal do governo)
Filme "A Cura" (sinopse: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-142211/)
Autores: Herisy Galvet, Kamila Jéssica Oliveira, Lara Beatriz Cruz, Marielle Sandrine e Matheus Pena.
Bibliografia consultada para o modelo:
Aula sobre HIV do curso de Biomedicina da Universidade Federal Fluminense. Disponível em: <http://www.prograd.uff.br/virologia/sites/default/files/aula_hiv_biomedicina.pdf> Acesso em 23 abr 2015.
NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5. ed. São Paulo: Sarvier, 2011. 1273p.
Bibliografia consultada para redigir a postagem:
Imagem de replicação viral. Disponível em: <http://www.medicinanet.com.br/imagens/20140911091736.jpg> Acesso em 23 abr 2015.
NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5. ed. São Paulo: Sarvier, 2011. 1273p.
Vídeo "AZT Blocks Reverse Transcriptase". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1so7D5twHSE> Acesso em 27 abr 2015.
Bibliografia consultada para redigir a postagem:
Artigo da “Enciclopaedia Britannica” sobre o AZT. Disponível
em: <http://global.britannica.com/EBchecked/topic/46868/AZT> Acesso em 07
mai 2015.
Figura 1 - Disponível em: <http://www.virology.ws/wp-content/uploads/2009/12/azt.jpg> Acesso em 07 mai 2015.
Notícia do portal do Instituto Farmanguinhos, órgão da
Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em: <http://www2.far.fiocruz.br/farmanguinhos/index.php?option=com_content&view=article&id=544:criador-do-azt&catid=53:outras-noticias&Itemid=94>
Acesso em 07 mai 2015.
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