quinta-feira, 7 de maio de 2015

Modelo Didático

Eai galera! Tudo bem?

          Como segunda etapa a ser realizada pela disciplina, tivemos que pensar em um tema que servisse de modelo didático, para que futuramente tenhamos ideias para aplicarmos em escolas. Nosso tema foi “Reprodução de Bactérias: Cissiparidade x Conjugação”. Nosso principal objetivo é evidenciar como acontece a troca de material genético entre as bactérias e como ocorre a duplicação desse material, ambos os fenômenos realizam-se de maneiras diferentes. Quando o tema foi definido, pensamos que ele será melhor aplicado para alunos do segundo ano do Ensino Médio.


          Até então, nosso tema estava escrito em um papel e teríamos que consolidá-lo. Pensamos em reproduzir os fenômenos usando massinha de modelar em um local plano. Tivemos a orientação do Prof. Carlos que nos passou uma receita caseira de massinha de modelar, na qual descreveremos ao final desta publicação. Compramos duas placas de isopor (1m de comprimento; 3cm de largura; e 50cm de altura) para servir de apoio e folhas A4 coloridas para servir de fundo do desenho e também utilizamos as folhas para fazer as legendas. Foi necessário usar cola para fixar as folhas no isopor (pode ser cola comum ou cola própria para isopor) e conjuntamente usamos canetinhas para a escrita das legendas.

Imagem 1 – Construção do nosso modelo didático. As imagens mostram toda a montagem feita para chegarmos ao modelo final.

          Durante a montagem do modelo, que durou apenas um dia, não tivemos nenhuma dificuldade. Todos os materiais citados são de fácil acesso. Agora, mostraremos a vocês o resultado final do nosso trabalho e uma breve explicação de cada fenômeno.

          A Cissiparidade é um processo no qual a bactéria duplica seu cromossomo e divide-se ao meio, pelo estrangulamento citoplasmático, originando duas novas bactérias idênticas a ela. Observe que não há troca de material genético entre as bactérias, portanto a variabilidade genética entre elas permanece a mesma. Em condições favoráveis, as bactérias dividem-se muito rapidamente, o processo pode acabar em apenas 20 minutos.

Imagem 2 – REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS: “CISSIPARIDADE”

          A Conjugação é um processo que consiste na transferência de DNA diretamente de uma bactéria doadora para uma bactéria receptora através de um tubo de proteína denominado “pelo sexual” (ou ponte de conjugação). A capacidade de doar DNA está ligada à presença de um plasmídeo F (de fertilidade). Bactérias portadoras de plasmídeo F, denominadas F+, atuam como doadoras de DNA e as que não possuem o plasmídeo F atuam como receptoras, sendo chamadas de F­­-. Note que neste processo, há a troca de material genético, aumentando portanto, a variabilidade genética.

Imagem 3 – REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS: “CONJUGAÇÃO”


OBSERVAÇÃO: os desenhos esquemáticos mostram de forma ilustrativa o tamanho das bactérias. Geralmente, uma bactéria mede cerca de 0,2 a 1,5 μm (micrômetros) de comprimento, porém, este valor pode variar.

Imagem 4 – Note o aumento que foi feito para poder visualizar de maneira precisa uma simples bactéria.


Receita para a massa de modelar: uma xícara de farinha; uma xícara e meia de sal; duas colheres de cremor de tártaro (encontrada em farmácias e/ou estabelecimentos de produtos de doces); uma xícara de água; anilina ou pó de refresco na cor desejada (optamos pela anilina e deu muito certo); e uma colher (de sopa) de óleo. Despejamos todos os ingredientes em uma panela e mexemos até a massa ficar consistente.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
AMABIS, José Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. BIOLOGIA. Biologia dos Organismos. v. 2. Ed. Moderna. São Paulo, 2004.

Alunos: Bruno Silva, Caíque Manóchio, Jéssica Lacerda, Mariana Baptista, Rafaella Marcondes.











Nenhum comentário: