sexta-feira, 1 de julho de 2011
EXAME DO TEXTO CIENCIA DIVERTIDA
O ciência divertida foi um trabalho proposto no início do semestre, porém de início foi-nos solicitado apenas o plano de aula do que pretendíamos fazer, para então, no final do semestre, apresentarmos a aula para o resto da turma.
Inicialmente, montamos nosso plano de aula com a proposição de realizar um experimento, baseado no livro Eureka de Alexandre Brandão. O tema da aula seria sobre tecidos vasculares e seria apresentada em exposições teóricas, além de uma aula prática a fim de facilitar o entendimento e o entretenimento, na qual realizaríamos a experiência: “Colorindo Rosas Brancas”. Para sua realização utilizaríamos rosas brancas, anilina de várias cores, água e alguns copos descartáveis, sendo o primeiro passo a dissolução da anilina em copos (uma cor em cada), e cortaríamos a haste de uma rosa em duas partes simétricas e as mergulharíamos na anilina. Pela ação dos tecidos vasculares ocorre a subida de água dos pigmentos para as pétalas, colorindo as mesmas.
O plano de aula foi entregue corrigido pelos professores sem nenhuma dica de alteração, o que nos animou muito quanto à realização da atividade, pois percebemos que estávamos no caminho certo na elaboração de um plano de aula.
Já no final do semestre, antes das apresentações, levamos nosso plano para obtermos orientações de como utilizá-lo. A professora Flávia, auxiliou-nos quanto ao plano idealizado, pois segundo ela não seria viável realizarmos a demonstração que esperávamos por que estaríamos trabalhando com um modelo vivo e sua atividade diminui durante o período noturno, dificultando a realização do experimento por depender da atividade fisiológica da planta. Tendo em vista a inviabilidade da nossa proposta, a professora sugeriu-nos que fizéssemos um jogo semelhante ao “batata quente”, em que utilizaríamos uma caixa com questões sobre a anatomia dos tecidos vasculares: xilema e floema.
O jogo consistiria em um círculo de alunos em que a caixa seria passada de mão em mão, com uma música tocando ao fundo. Quando a música parasse, a caixa deveria parar de rodar, e assim quem ficou com a mesma na mão deveria abri-la, ler e responder a questão. Se o aluno respondesse corretamente ele continuaria no jogo e ganharia um chocolate, caso ele não soubesse a resposta estaria eliminado do jogo e o professor (um do grupo) leria a resposta correta.
No geral a apresentação da aula para a turma ocorreu bem, porém houve uma falha de comunicação entre o grupo durante a elaboração das questões que resultou em três perguntas repetidas. Isso aconteceu porque decidimos separar os temas em certa quantidade de questões para cada integrante do grupo, pois acreditávamos que era importante que todos participassem da elaboração das mesmas, e essa foi a maneira mais viável para tal. Apesar dessa falha, a maioria dos participantes gostou da nossa ideia, e acreditamos que cumprimos o objetivo inicial do trabalho tendo em vista a interação que tivemos com a turma.
A realização do trabalho nos demonstrou que é possível a utilização de práticas inovadoras em sala de aula, basta ter criatividade e determinação, deixando-nos satisfeitos com o resultado obtido.
Postado por: Laís Cintra, Rafael Martins, Camila Rezende e Gabriela Cunha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário