sexta-feira, 1 de julho de 2011

Exame: Texto sobre o modelo didático e o Stop Motion

O modelo didático e stop motion foi um trabalho proposto com o intuito de transpor algum tema microscópico para o macroscópico com o objetivo de facilitar a visualização e o entendimento do que está sendo estudado. Foi solicitado que elaborássemos um projeto para descrever o que seria o nosso modelo e qual era o seu objetivo.

Inicialmente, baseamos nosso trabalho no artigo: "Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no ensino médio por graduandos de ciências biológicas", de graduandos da UNIFAL, que apresentava um modelo didático sobre a tradução do RNA e síntese proteica. Para a elaboração do modelo nos encontramos na biblioteca da universidade e utilizamos como material: isopor, no qual desenhamos um ribossomo, um anticódon e recortamos a fita de RNA e os ácidos nucleicos; tintas guache para colorir os mesmos; massinha de modelar para representar os aminoácidos; e estilete para cortar o isopor.

Após a finalização do modelo, apresentamos o mesmo em aula para o professor Carlos, que sugeriu que fizéssemos a transcrição do DNA para a complementação e melhoria do trabalho. Portanto, concordamos com a sua proposta e nos reunimos novamente para complementar o trabalho com a transcrição, utilizando os mesmos materiais.

Na aula estipulada para tirar as fotos e aprender como elaborar o stop motion, o trabalho estava pronto, porém não apresentava a movimentação necessária para a realização do vídeo, assim as professoras Vera e Flávia nos orientaram a refazer o modelo de um modo mais dinâmico, com mais movimentos.




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Figura 1: Primeiro modelo com pouca mobilidade, durante a aula para tirar as fotos. Arquivo pessoal.





No dia seguinte, nos encontramos às 07:00 da manhã para refazer o nosso modelo e tirar as fotos para a montagem do stop motion. Decidimos montar uma fita de DNA móvel com isopor ligada por palitos de dente e barbante. A partir daí tiramos em torno de 150 fotos cumprindo o trajeto completo desde a transcrição do DNA até a tradução do RNA em proteína. Após tirarmos as fotos, o próximo passo foi realizado todo no computador, recortamos as fotos, escolhemos uma música adequada e montamos o vídeo. Esse processo foi o mais trabalhoso de todos, tendo em vista a dificuldade de cortar e adequar as fotos para a montagem do vídeo.





Figura 2: Grupo reunido para refazer o modelo com mais mobilidade. Arquivo pessoal.









Figura 3: Lais segurando a nossa fita de DNA móvel. Arquivo pessoal.





A apresentação final do stop motion ocorreu na presença da turma toda e de todos os professores. Fomos os primeiros a apresentar, e recebemos o elogio dos professores, pois segundo os mesmos conseguimos atingir o objetivo do trabalho. Isso foi muito gratificante, tendo em vista todo o trabalho que tivemos em realizá-lo. Esse trabalho nos deu uma visão muito maior de como trabalhar de uma forma que torna o entendimento simples de um tema que geralmente os alunos tem dificuldade por não ser algo palpável.
Para relembrar, o vídeo apresentado para os professores e turma:





Texto por: Camila Rezende, Gabriela Cunha, Laís Cintra e Rafael Lima Martins.

Um comentário:

Tiago Souza disse...

Nossa Galera muito legal o vídeo.
Parabéns que criatividade, a música do Mário combinou certinho hein!!!