O Ciência Itinerante foi apresentado como a segunda ferramenta de avaliação proposta pelos professores (a primeira foi o blog) e desde o início foi vista com bons olhos pelo grupo, pois acreditamos que uma das coisas mais importantes da ciência é a sua divulgação. A proposta dos professores era que nós escrevêssemos um texto curto, direto e atrativo, pois a proposta também era que os textos escritos fossem colocados nos bancos dos ônibus de transporte público de Uberaba. Assim o texto teria que apresentar uma linguagem simples, para que a informação atingisse o público em geral.
O processo de elaboração iniciou-se com a proposta de levarmos dois textos montados pelo grupo, relacionados com as matérias estudadas nesse semestre, para uma das aulas iniciais e esse texto seria corrigido pelo professor da matéria envolvida (ou que mais se relacionasse). O grupo reuniu-se na biblioteca para definição dos temas que seriam trabalhados e para iniciar a criação dos textos. Como na reunião não foi possível definir muita coisa realizamos uma divisão de tarefas, onde duas pessoas ficariam responsáveis pela elaboração de um texto, outras duas pela elaboração de outro e a quinta pessoa faria a adequação dos textos à folha modelo solicitada pelos professores (na época ainda contávamos com a participação da aluna Letícia Gobbi Arantes no grupo).
Na data estipulada para apresentação dos textos aos professores, conseguimos levar apenas um esboço de um dos textos (“O pisca-pisca da natureza”), na data em questão recebemos algumas orientações da professora Vera para melhoria do texto, além de alguns conselhos para deixá-lo mais claro. O outro texto que deveria ter sido apresentado não ficou pronto até a data em questão e os membros do grupo que tinham se responsabilizado por ele comprometeram-se a encaminhá-lo para o e-mail do professor Carlos, tendo em vista que o texto seria relacionado com a matéria dele. Entretanto, nosso e-mail não chegou ao seu destino, o que nos prejudicou na elaboração do segundo texto, pois não obtivemos uma orientação final.
Por termos esperado por uma correção, acabamos montando o layout dos textos na manhã do último dia de entrega, tendo em vista que um dos textos estava corrigido e pronto, enquanto o outro não. Provavelmente a principal dificuldade do grupo nessa reta inicial foi adequar-se aos prazos estipulados para entrega das atividades, tendo em vista que nossos textos foram tomar forma bem no final do prazo. Outra dificuldade do grupo foi a falta de comunicação entre os integrantes, o que atrapalhou na confecção dos trabalhos. Essa falha inicial foi importante para o nosso amadurecimento em relação à unidade temática, e nos serviu como lição de como deveríamos conduzir os trabalhos posteriores.
Para relembrar um pouco do nosso trabalho, seguem os dois textos do Ciência Itinerante:
Texto por: Camila Rezende, Gabriela Cunha, Laís Cintra e Rafael Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário