Olá, leitores. Boa noite!
Essa é a primeira atualização referente ao meu projeto. Nesse primeiro momento eu havia realizado um planejamento completo. A ferramenta didática que utilizarei serão os Spots. Que são pílulas de informação em audio para radio, essas apresentam um texto sintético e dinâmico que têm de um minuto e meio a dois minutos de duração.
O tema o qual havia escolhido era "Reino Fungi: Suas peculiaridades e importância ecológica, econômica e medicinal. Eu dividiria o conteúdo em 5 Spots. Que se dividiriam dessa maneira:
- Spot I - Definição de Fungi e informações gerais sobre o grupo:
- Nesse spot eu pretenderia aboradar:
- Os principais grupos que compõem Fungi;
- A justaposição entre Plantae e Animalia que encontramos em Fungi;
- Um olhar abranjente sobre Fungi e Humanidade
- Spot II - Enfoque ecológico em Fungi:
- Nesse Spot eu pretendia abordar:
- Ciclagem e decomposição;
- Relações interespecíficas entre membros de Fungi e outras Reinos;
- Spot III - Enfoque econômico em Fungi:
- Nesse Spot eu pretendia abordar:
- Dados sobre o consumo de macrofungos como alimento no Brasil;
- Macrofungos e Agricultura Familiar;
- Leveduras e Bolores em fermentação e cura;
- Spot IV - Enfoque medicinal em Fungi:
- Nesse Spot eu pretendia abordar:
- Penicillium sp.;
- Doenças micóticas;
- Psilocybe sp.;
- Spot V - Fungi e seu papel na resolução de problemas futuros e presentes:
- Esse é o Spot que eu entraria em uma cenário mais focado no "e se", abordando possibilidades de fungi como auxílio na redução ou resolução de problemas contemporâneos, como pegada de carbono e aquecimento global, medicamentos para problemas do ser humano contemporâneo como ansiedade, depressão e o Transtorno Obsessivo Compulsivo, etc.
Esse era o meu planejamento até o momento, entretanto por eu ter sido matriculado tardeamente na disciplina e por consequência não ter participado das discussões iniciais e assistido a Fotonovela. Eu havia me confundido e acreditado que no tema eu teria liberdade criativa. Entretanto não me ative ao fato de que o tema seria interligado a fotonovela visto anteriormente. Dessa forma estou de volta a prancheta de planejamento tentando encontrar alguma forma de trabalhar com esse tema que comecei dentro da temática da fotonovela, ou se não for possível começar do zero com outro tema e outra bibliografia.
Silvano Messias Junior.
Um comentário:
Silvano, compreendemos as ideias do seu texto. Ele ressalta muito a importância da presença física na sala de aula e seguir as orientações repassadas pelos professores. Dito isso, foi interessante você perceber em tempo a necessidade de repensar na sua proposta. No entanto, a forma como ela está redigida pode gerar alguma dificuldade em outros leitores que não participaram das discussões que tivemos sobre a fotonovela. Esperamos ver na próxima postagem o rumo que você resolveu seguir e a apresentação do resultado dessa 1ª etapa da disciplina de EDP III.
Postar um comentário