quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Primeira postagem - Silvano Messias Junior

 Olá, leitores. Boa noite!


        Essa é a primeira atualização referente ao meu projeto. Nesse primeiro momento eu havia realizado um planejamento completo. A ferramenta didática que utilizarei serão os Spots. Que são pílulas de informação em audio para radio, essas apresentam um texto sintético e dinâmico que têm de um minuto e meio a dois minutos de duração.

        O tema o qual havia escolhido era "Reino Fungi: Suas peculiaridades e importância ecológica, econômica e medicinal. Eu dividiria o conteúdo em 5 Spots. Que se dividiriam dessa maneira:

  • Spot I - Definição de Fungi e informações gerais sobre o grupo:
    • Nesse spot eu pretenderia aboradar:
      • Os principais grupos que compõem Fungi;
      • A justaposição entre Plantae e Animalia que encontramos em Fungi;
      • Um olhar abranjente sobre Fungi e Humanidade
  • Spot II - Enfoque ecológico em Fungi:
    • Nesse Spot eu pretendia abordar:
      • Ciclagem e decomposição;
      • Relações interespecíficas entre membros de Fungi e outras Reinos;
  • Spot III - Enfoque econômico em Fungi:
    • Nesse Spot eu pretendia abordar:
      • Dados sobre o consumo de macrofungos como alimento no Brasil;
      • Macrofungos e Agricultura Familiar;
      • Leveduras e Bolores em fermentação e cura;
  • Spot IV - Enfoque medicinal em Fungi:
    • Nesse Spot eu pretendia abordar:
      • Penicillium sp.;
      • Doenças micóticas;
      • Psilocybe sp.;
  • Spot V - Fungi e seu papel na resolução de problemas futuros e presentes:
    • Esse é o Spot que eu entraria em uma cenário mais focado no "e se", abordando possibilidades de fungi como auxílio na redução ou resolução de problemas contemporâneos, como pegada de carbono e aquecimento global, medicamentos para problemas do ser humano contemporâneo como ansiedade, depressão e o Transtorno Obsessivo Compulsivo, etc.
Esse era o meu planejamento até o momento, entretanto por eu ter sido matriculado tardeamente na disciplina e por consequência não ter participado das discussões iniciais e assistido a Fotonovela. Eu havia me confundido e acreditado que no tema eu teria liberdade criativa. Entretanto não me ative ao fato de que o tema seria interligado a fotonovela visto anteriormente. Dessa forma estou de volta a prancheta de planejamento tentando encontrar alguma forma de trabalhar com esse tema que comecei dentro da temática da fotonovela, ou se não for possível começar do zero com outro tema e outra bibliografia.

Silvano Messias Junior.

Um comentário:

Flávia Lima disse...

Silvano, compreendemos as ideias do seu texto. Ele ressalta muito a importância da presença física na sala de aula e seguir as orientações repassadas pelos professores. Dito isso, foi interessante você perceber em tempo a necessidade de repensar na sua proposta. No entanto, a forma como ela está redigida pode gerar alguma dificuldade em outros leitores que não participaram das discussões que tivemos sobre a fotonovela. Esperamos ver na próxima postagem o rumo que você resolveu seguir e a apresentação do resultado dessa 1ª etapa da disciplina de EDP III.