quarta-feira, 24 de agosto de 2022

DIARIO DE BORDO:

    Boa noite, o podcast foi gravado no dia 22/08/2022 em uma segunda feira. Hoje irei contar todo processo e dificuldades do trabalho.

    Vamos começar pelo começo, antes dos convidados chegarem, preparei a mesa onde seria gravado, preparei o ambiente, pois iriamos passar alguns bons minutos, então precisava de um ambiente que ajude a continuar por uma possível longa duração de gravação. Assim que os convidados chegaram (Mateus e Lucca) assistimos uma resenha do filme usado de base para esse podcast, "Não olhe pra cima", para refrescar a memória de todos. Utilizei uma estratégia para quebrar o gelo e evitar o medo de falar que foi começar a gravar minutos antes do assuntos abordados e de repente começar o assunto, para pega-los engajados com a conversa. 

    Durante a gravação ficamos nervosos no começo, mas com o tempo fomos ficando mais a vontade com a conversa e com o celular nos gravando, e após a gravação, nós aproveitamos para por algumas ideias que esquecemos durante o programa, como nomes de filmes que usam cientistas da área do humanas como protagonista, e um deles teve uma critica muito boa quando lançado em 2016 que é "A chegada" no qual A cientista protagonista é uma linguista. O segundo filme lembrado foi "O homem da terra" que conta a história diversos cientistas discutindo como seria se algum cro magnon tivesse sobrevivido até hoje. 

    A edição do episódio foi feito pelo programa audition, a edição foi basicamente junção de áudios, cortes para melhorar a fluidez e tirar palavras duplicadas, e remoção de ruídos. A grande dificuldade do trabalho foi perder o frio da barriga na hora de gravar e lembrar de comentar tudo que gostaríamos, A edição também foi um trabalho difícil, que demanda muito tempo e atenção.







quinta-feira, 4 de agosto de 2022

 Boa noite! 

Essa postagem é para informar a vocês sobre a escolha do meu trabalho. Escolhi trabalhar fazer um poscast e irei trabalhar sobre o estereotipo dos cientistas na grande mídia. (filmes, series e novelas)

Será feito um episódio de podcast com o nome "O impacto que o estereotipo causa nas sociedade em relação aos cientistas" 

A escolha do trabalho surgiu após assistir uma fotonovela do poema "Lição de botânica " e também após discussões de diferentes abordagens. 

O podcast me caiu como uma luva por estar em alta e particularmente me interesso muito, existem vários formatos, somente áudios, com imagens, entrevistas, discussões, aulas. O formato abrangente de um podcast nos da uma liberdade de escolha e de trabalho que facilita o processo. No meu trabalho optei por uma conversa, uma troca de ideias com convidados, de forma que o episódio se torne mais leve e mais fluido, agradando o publico. 


COMO SERÁ ISSO?

A principio tive as seguintes ideias, irei conduzir a conversa seguindo como base o filme da Netflix chamado "Não olhe pra cima". Os convidados serão dois amigos, um deles é o Lucca, ele faz faculdade de ciências sociais ne UFSCar, o outro convidado é o Matheus, um publicitário que trabalha na empresa Raccon em São Carlos. 

A ideia é ser três pessoas de áreas diferentes conversando sobre o tema, para mostrar o publico diferentes visões, tanto no contexto social, quanto no contexto publicitário.

POSSIVEIS DIFICULDADES

- Gravação

- Edição


METODO

Pretendo gravar presencialmente, mas isso pode mudar devido a agenda dos convidados, caso isso ocorra será gravado pela plataforma do discord. Mas todas as possíveis adições e mudanças será atualizadas aqui no blog. 


Primeira postagem - Silvano Messias Junior

 Olá, leitores. Boa noite!


        Essa é a primeira atualização referente ao meu projeto. Nesse primeiro momento eu havia realizado um planejamento completo. A ferramenta didática que utilizarei serão os Spots. Que são pílulas de informação em audio para radio, essas apresentam um texto sintético e dinâmico que têm de um minuto e meio a dois minutos de duração.

        O tema o qual havia escolhido era "Reino Fungi: Suas peculiaridades e importância ecológica, econômica e medicinal. Eu dividiria o conteúdo em 5 Spots. Que se dividiriam dessa maneira:

  • Spot I - Definição de Fungi e informações gerais sobre o grupo:
    • Nesse spot eu pretenderia aboradar:
      • Os principais grupos que compõem Fungi;
      • A justaposição entre Plantae e Animalia que encontramos em Fungi;
      • Um olhar abranjente sobre Fungi e Humanidade
  • Spot II - Enfoque ecológico em Fungi:
    • Nesse Spot eu pretendia abordar:
      • Ciclagem e decomposição;
      • Relações interespecíficas entre membros de Fungi e outras Reinos;
  • Spot III - Enfoque econômico em Fungi:
    • Nesse Spot eu pretendia abordar:
      • Dados sobre o consumo de macrofungos como alimento no Brasil;
      • Macrofungos e Agricultura Familiar;
      • Leveduras e Bolores em fermentação e cura;
  • Spot IV - Enfoque medicinal em Fungi:
    • Nesse Spot eu pretendia abordar:
      • Penicillium sp.;
      • Doenças micóticas;
      • Psilocybe sp.;
  • Spot V - Fungi e seu papel na resolução de problemas futuros e presentes:
    • Esse é o Spot que eu entraria em uma cenário mais focado no "e se", abordando possibilidades de fungi como auxílio na redução ou resolução de problemas contemporâneos, como pegada de carbono e aquecimento global, medicamentos para problemas do ser humano contemporâneo como ansiedade, depressão e o Transtorno Obsessivo Compulsivo, etc.
Esse era o meu planejamento até o momento, entretanto por eu ter sido matriculado tardeamente na disciplina e por consequência não ter participado das discussões iniciais e assistido a Fotonovela. Eu havia me confundido e acreditado que no tema eu teria liberdade criativa. Entretanto não me ative ao fato de que o tema seria interligado a fotonovela visto anteriormente. Dessa forma estou de volta a prancheta de planejamento tentando encontrar alguma forma de trabalhar com esse tema que comecei dentro da temática da fotonovela, ou se não for possível começar do zero com outro tema e outra bibliografia.

Silvano Messias Junior.

Trabalho EDP III

Bom dia caros leitores!

Através desse pequeno resumo, eu trago minha experiência em criar um projeto que tem como tema o trabalho de Machado de Assis com a peça “Lição de Botânica”, nesse trabalho tenho como objetivo tira ideias de utilizar frases ou contextos dessa em uma aula com objeto final! Nesse meio tempo foi pensado em varias formas de utilizar a botânica em sala de aula e gostaria de  usar o laboratório para tal finalidade, más com o passar da ideia, ela foi ficando complicada de colocar em ação, minha próxima estratégia era fazer um experimento químico que induz a fotossíntese, colocando a planta em um local que ela não teria esse mecanismo  só que tive o problema de associar esse tema ao artigo/teatro, no meu trabalho final eu resolvi utilizar do contexto da mulher que não ajuda na ciência e irei provar ao contrário,  que elas tem e muito a ajudar ou fizeram descobertas importantes história da ciência. 

Sidney J. Soares