Olá, caros leitores
No post de hoje, irei comentar sobre a segunda parte
da disciplina de EDP III. Essa etapa envolveu uma dinâmica diferente, onde nós
atuaríamos como orientadores e orientandos, simultaneamente. Dessa forma,
iríamos tanto desenvolver um projeto nosso, de acordo com as orientações de
outro colega discente, como também tínhamos a responsabilidade de orientar
outro colega no desenvolvimento de um projeto. A dinâmica teve seus desafios e
desencontros, devido ao fato de nossa turma ser pequena, as faltas prejudicaram
um pouco a troca de ideias e informações entre nós e os docentes envolvidos na
disciplina, mas de forma geral, foi possível desenvolver os trabalhos de forma
tranquila e criativa. Segue aqui, um pequeno relato de como foi o desdobramento
das atividades.
Como orientador:
1ª semana: Após sorteio aleatório, o Sidney foi
selecionado como meu orientando. Eu então sugeri para que ele produzisse um
podcast. Sugeri também um tema: Taxonomia, e solicitei para que ele definisse
as diretrizes básicas do podcast para a próxima semana.
2ª semana: Nessa semana, falamos sobre a mudança do
tema, cujo qual estava trazendo dificuldade ao orientando, que não tinha muita
afinidade com a área. Definimos então um tema em conjunto, e ficou decidido que
ele produziria um podcast sobre a percepção popular a respeito do cientista.
Foram passadas também orientações sobre como produzir um roteiro e definir o
tipo de podcast que seria gravado.
3ª semana: O orientando apresentou o modelo de podcast
que seria grava, assim como um rascunho do roteiro e das entrevistas que seriam
gravadas. Discutimos sobre a duração do podcast e também sobre como as
perguntas da entrevista deveriam ser conduzidas.
4ª semana: Nessa semana, não foi possível discutir
sobre o projeto. Tanto o orientando como eu não comparecemos a aula, pois
estávamos apresentando sintomas de síndrome gripal. Para a quinta semana, é
esperado a apresentação do podcast concluído, juntamente com a discussão sobre
o processo de produção do mesmo.
Como orientando:
1ª semana: Após sorteio também, a Graziela seria minha
orientadora. No primeiro momento, ela me sugeriu a produção de uma pequena
história em quadrinhos, relacionada com o tema de “plantas vulgares”, cujo qual
ela já havia trabalhado na primeira parte da disciplina. Eu também deveria apresentar
minha escolha de planta para retratar no quadrinho. Para selecionar, utilizei o
livro Plantas Medicinais no Brasil, Nativa e exóticas, do Autor H. Lorenzi.
2ª semana: Apresentei um pequeno esboço do roteiro,
com a concepção dos personagens que participariam e das falas dos mesmos. A
planta selecionada foi a Acerola, e eu a retrataria como uma poderosa aliada da
imunidade do organismo, devido a presença de vitamina C nos seus frutos. Foram
apontados algumas sugestões de alteração para um personagem específico, o Vilão
Vírus, pois a presença dele parecia vaga para os leitores.
3ª semana: Nessa semana eu apresentei um esboço desenhado a mão, onde poderíamos ter uma ideia de como ficariam dispostos os elementos na ilustração, e também visualizar como estavam organizados os quadrinhos. Foi sugerido que eu adicionasse um pequeno glossário na parte inferior do quadrinho.
4ª semana: Foi o momento de apresentar o projeto praticamente finalizado. Com suas falas posicionadas e devidamente colorido e digitalizado (através do CorelDRAW), o quadrinho já tomou sua forma final. Houveram apenas algumas sugestões a respeito do glossário, onde os devidos ajustes foram feitos. Não estive presencialmente nessa aula, porém enviei meu projeto através da Graziela, para que pudesse ser avaliado pelos Docentes. Dessa forma, na quinta semana, irei apenas apresentar novamente o quadrinho, e falar a respeito do processo de criação do mesmo, relatando dificuldades e reflexões.
Segue a seguir, o quadrinho devidamente finalizado. Espero
que gostem e obrigado por acompanhar!
Um comentário:
Seu texto está claro e objetivo, o que nos faz entender cada passo realizado. Entretanto, seria bom uma revisão gramatical antes da postagem. Sentimos falta de uma descrição mais detalhada acerca da experiência vivida sobre como foi estar no papel de um orientador, bem como de estar sendo orientado por um colega de sala.
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