sexta-feira, 20 de maio de 2022

EDP III - Lição de Botânica, Segunda Parte - pt 1

Nessa segunda parte da Disciplina de EDP3 os papeis iriam mudar: Nós alunos que seriamos o Orientador de outros alunos e seriamos também orientados por outros alunos. Como nossa turma é bem grande, de apenas 3 alunos, também tivemos que fazer projetos individuais. Fizemos um sorteio para saber que seria Orientador/Orientando de quem. Felipe seria meu orientando.

Como Orientador:

Na primeira semana já conversamos e dei como sugestão ele dar uma certa continuidade do meu trabalho anterior na disciplina, falar sobre Plantas medicinais, escolher uma planta do livro Plantas Medicinais no Brasil, Nativa e exóticas, do Autor H. Lorenzi.

Minha sugestão de projeto foi que ele criasse uma história em quadrinhos com o tema, de 1 página apenas, podendo ser feito no papel ou em aplicativos. Para o público Ensino fundamental 2  (6º à 9º ano) e ensino médio.

Primeira semana: pedi para que me trouxesse a planta escolhida, e o esboço de como ele iria fazer o roteiro e quais personagens ele colocaria na história.

Segunda semana: a planta escolhida foi a fruta Acerola (Malpighia emarginata), ele trouxe o esboço e fiz a correções, principalmente apontando em como a personagem Vírus seria desenvolvido nesse quadrinho.

Terceira semana: Felipe me trouxe um esboço já desenhado em preto e branco e corrigiu o desenvolvimento da personagem Vírus e definiu os diálogos.

Quarta semana: solicitei que ele trouxesse o quadrinho pronto, com todos os diálogos já corrigidos e os desenhos todos coloridos.


Como Orientando:

Meu orientador é o Sidney, e primeiramente conversamos e pensamos em fazer um banner com o tema Ciência aplicada X Ciência Básica. Na semana seguinte eu pensei bem sobre o tema e acabei desistindo desse tema e conversei com meu orientador para mudarmos o tema e o projeto, ao fim, decidimos que eu iria fazer um panfleto com o tema voltado para flor e sua estrutura.

Eu já estava um pouco atrasada em relação aos outros orientandos, mas não desisti, e com o auxilio do meu orientador fui desenvolvendo o panfleto, lendo alguns artigos, vendo como montava um panfleto informativo e completo. Eu queria algo que chamasse a atenção do público, que foi definido para os primeiros semestres do ensino superior, então pensamos em título chamativo: “Você sabia que a alface têm flor?”.

Pelo site Canva, comecei a montar meu projeto, com imagens e informações sobre a Alface, fiz pelo app no celular pois estava sem computador, então ficou um projeto incompleto pois não adicionei a parte sobre a estrutura da flor e sem nenhuma edição padronizada, como fonte, tamanho e cor. (em anexo na imagem a baixo)

  


E já na quarta semana, era para ter trazido o projeto pronto, porém eu o trouxe ainda incompleto e com alguns erros. Na parte da frente coloquei uma pequena introdução e o que é uma flor e falei sobre a Alface e sua reprodução. Na parte de trás do panfleto, eu falei da estrutura da flor, porém, usei como exemplo uma flor de uma família diferente da família da Alface, a família Asteraceae, e nesse eu tinha colocado como exemplo um lírio, mais genérico. E me alertaram o fato dos textos estarem em termos muito técnicos e que eu poderia transcreve-los. E colocarei mais informações no quadro em branco, juntamente com as referências. Então eu farei essa correção faltando apenas 1 semana para a apresentação do projeto final.

  


Um comentário:

Breno H Caneguim disse...

O texto necessita ser revisado, tanto na sua estrutura como no âmbito gramatical, para que o mesmo possa ser compreendido da forma mais clara possível. Ressaltamos, ainda, que falta o produto final, uma vez que sua própria postagem deixa clara essa ausência. Seria interessante que você descrevesse mais detalhadamente como foi sua experiência de ser orientadora, bem com a experiência de ser orientada por um colega de turma.