sexta-feira, 25 de março de 2022

Botânica aplicada: o uso de planta medicinais - Lição de Botânica (Machado de Assis)

Discente: Graziela de Sousa Silva

Olá meus caros,

Após a leitura de uma parte da peça “Lição de Botânica” de Machado de Assis, fizemos um brainstorming, em que retiramos os principais temas que poderíamos seguir, e eu escolhi falar de algo relacionado a “Botânica aplicada”, que basicamente constitui na relação dos seres humanos com as plantas.

Baseado nisso, de começo eu pensei em um projeto de pesquisa com pessoas de idade 50+, e o projeto consistia em perguntar sobre o a relação deles com as plantas, principalmente as de usos medicinais. Mas logo foi descartado por toda uma questão de ética.

E os orientadores me deram uma dica de fazer um tipo de diário, de plantas que eu fosse encontrando pela rua. Tudo isso baseado na minha escolha, que foi Botânica aplicada, um tema retirado da peça, eu comecei fazendo um diário, que consistia em encontrar alguma planta, fotografar, identificar e falar de suas características, porém, depois de ter feito de algumas espécies, eu percebi que não estava ficando como gostaria e eu não teria nenhum produto final que fosse satisfeito.

Novamente foi orientada pelos professores Breno e Flávia, e pensamos em novas ideias, e a partir daí surgiu a ideia de fazer uma página no instagram, com o tema “Botânica aplicada: o uso de plantas medicinais”, e nessa página eu postaria sobre algumas espécies de plantas populares em que podemos fazer o uso medicinal dela, como chás, compressas, banhos, etc.

Seguindo isso, eu criei e montei a página com o nome “Plantas vulgares”, uma frase da personagem D. Leonor, da peça de Machado, em que ela chama as plantas de vulgares por não gostar muito da presença de Barão, e eu achei que essa frase daria um nome bem legal para a página.

Pelo programa chamado Canva, eu fiz montagens com fotos e informações das plantas, falando sobre suas propriedades medicinais e colocando na legenda as características gerais de cada uma. Segue Abaixo prints de como ficou a página:



Aqui segue um exemplo das fotos que foram postadas sobre a Goiaba-Comum, a pessoa entrava no post e tinha quatro fotos com as informações.




Em todas as montagens e postagens que eu fiz, eu queria que fossem mais descontraídas, como uma comunicação científica, e na primeira foto de cada planta eu colocava algum título diferente para que chamasse a atenção do público e para que não ficasse algo monótono.

A fonte usada para as informações postadas sobre as propriedades medicinais de todas as plantas em todos os post foi retirada de:

LORENZI, H.; ABREU MATOS, F. J.. Plantas medicinais no Brasil: Nativa e Exóticas. 2 Edição. Nova Odessa, SP: Intituto Plantarum, 2008.

Um comentário:

Breno H Caneguim disse...

O texto, apesar de explicar como se deu a concepção e o desenvolvimento do projeto, carece de maior revisão gramatical e de português. Vale ressaltar que o uso do termo "Plantas Vulgares" é empregado, na peça, para refletir a pouca importância que a personagem dava às suas plantas de seu jardim, e não necessariamente o que ela achava da figura do Barão. Além disso, seria importante que os prints/figuras do Instagram fossem aqui colocados seguindo a ordem natural de acesso do perfil, sendo que a primeira imagem seria, na realidade, a segunda imagem postada. Por fim, ressaltamos a necessidade de deixar o perfil @plantasvulgares em acesso restrito, pois o mesmo não passou por maiores crivos técnicos para ser disponibilizado na rede; e que as imagens postadas nesse blog devem ser de acesso livre e gratuito, bem como a fonte deve ser citada, conforme instruções reforçadas em sala de aula.