terça-feira, 22 de março de 2022

"Lição de Botânica" e a concepção da ideia para o projeto

Olá, caros leitores

Hoje gostaria de compartilhar sobre como foi o processo de desenvolvimento para o meu projeto de EDP III, onde durante esse semestre nosso trabalho deverá ser fundamentado na peça teatral Lição de Botânica, escrita por Machado de Assis em 1905. Após assistirmos a uma fotonovela da peça que os professores disponibilizaram, foi realizado um brainstorm para levantarmos os principais pontos que poderiam ser trabalhados e relacionados com a obra vista.

              

A seguir, um trecho da peça “Lição de botânica” que foi escolhido para o desenvolvimento do meu projeto:

“BARÃO — Nesse caso, nem a taxonomia, nem a fitografia...

D. HELENA — Não fui até lá.

BARÃO — Mas há de ir... Verás que mundos novos se lhe abrem diante do espírito.

Estudaremos, um por um, todas as famílias, as orquídeas, as jasmíneas, as rubiáceas, as oleáceas, as narcíseas, as umbelíferas...”

Inicialmente eu me propus a criar um guia escrito de como produzir um herbário, para ilustrar as famílias citadas no trecho acima e também falar sobre taxonomia, porém após refletir um pouco mais sobre essa ideia, me decidir por produzir na verdade um vídeo.

Objetivo: Produzir um vídeo guia/tutorial de como construir um pequeno herbário, que poderá ser utilizado em associação com o texto Lição de botânica, em uma aula de ciências voltada a botânica e taxonomia.

Para que tenha um melhor aproveitamento, a aula hipotética seguiria a sequência didática a seguir:

>leitura e/ou acompanhamento da áudio novela;

>conceituar taxonomia e fitografia;

>relacionar os dois conceitos;

>observar, relacionando com a fala do texto, como é grande a variedade de classificações taxonômicas existentes no mundo natural;

>construção do herbário, onde através deste processo, os alunos poderão observar e refletir, através da participação ativa na coleta, sobre as diferenças entre as plantas de diferentes táxons.

Após conversar com os professores em sala de aula no dia 17/03/22, chegamos a conclusão de que aplicar uma aula como eu havia descrito acima, consumiria muito tempo. Então ficou decidido que eu faria uma introdução à peça, inserindo a parte selecionada do diálogo entre o Barão e D. Helena no início do próprio vídeo tutorial.

Materiais: Serão coletados alguns exemplares de plantas conhecidas, pertencentes as famílias mencionadas no trecho, como:

                    >Orchidaceae (orquídeas)


                    >Oleaceae (jasmíneas e oleáceas)


                    >Amaryllidaceae (narcíseas)


                    >Rubiaceae (rubiáceas)


                    >Apiaceae (umbelíferas)


Além das plantas coletadas, também será necessário manufaturar uma prensa caseira, para criar as exsicatas do herbário, e para isso utilizaremos materiais como:

     >Duas placas de madeira de tamanho igual ou semelhante;

     >Cordas ou parafusos para apertar a prensa;

     >Papelão;

     >Jornal;

     >Cola branca.

Após a confecção do vídeo, irei compartilhar fotos para mostrar o processo criativo do projeto com detalhes, além de comentar também sobre as principais dificuldades que encontrei ao decorrer da atividade.

Até a próxima, atenciosamente, Felipe G Alves.

Imagem 1: Machado de Assis

Imagem 2: capa do eBook Lição de Botânica

 

Um comentário:

Breno H Caneguim disse...

Seu texto é objetivo e possui clareza, uma vez que conseguimos acompanhar todo o processo criativo de seu projeto. Apenas gostaríamos de ressaltar que o título das imagens devem acompanhá-las e não virem ao final do texto.