Olá, caros leitores
Hoje gostaria de compartilhar sobre como foi o processo de desenvolvimento para o meu projeto de EDP III, onde durante esse semestre nosso trabalho deverá ser fundamentado na peça teatral Lição de Botânica, escrita por Machado de Assis em 1905. Após assistirmos a uma fotonovela da peça que os professores disponibilizaram, foi realizado um brainstorm para levantarmos os principais pontos que poderiam ser trabalhados e relacionados com a obra vista.
A seguir, um trecho
da peça “Lição de botânica” que foi escolhido para o desenvolvimento do meu
projeto:
“BARÃO — Nesse caso,
nem a taxonomia, nem a fitografia...
D. HELENA — Não fui
até lá.
BARÃO — Mas há de
ir... Verás que mundos novos se lhe abrem diante do espírito.
Estudaremos, um por
um, todas as famílias, as orquídeas, as jasmíneas, as rubiáceas, as oleáceas,
as narcíseas, as umbelíferas...”
Inicialmente eu me
propus a criar um guia escrito de como produzir um herbário, para ilustrar as
famílias citadas no trecho acima e também falar sobre taxonomia, porém após
refletir um pouco mais sobre essa ideia, me decidir por produzir na verdade um
vídeo.
Objetivo: Produzir um vídeo guia/tutorial de
como construir um pequeno herbário, que poderá ser utilizado em associação com
o texto Lição de botânica, em uma aula de ciências voltada a botânica e
taxonomia.
Para que tenha um
melhor aproveitamento, a aula hipotética seguiria a sequência didática a
seguir:
>leitura e/ou
acompanhamento da áudio novela;
>conceituar
taxonomia e fitografia;
>relacionar os
dois conceitos;
>observar,
relacionando com a fala do texto, como é grande a variedade de classificações
taxonômicas existentes no mundo natural;
>construção do
herbário, onde através deste processo, os alunos poderão observar e refletir,
através da participação ativa na coleta, sobre as diferenças entre as plantas
de diferentes táxons.
Após conversar com
os professores em sala de aula no dia 17/03/22, chegamos a conclusão de que
aplicar uma aula como eu havia descrito acima, consumiria muito tempo. Então ficou
decidido que eu faria uma introdução à peça, inserindo a parte selecionada do
diálogo entre o Barão e D. Helena no início do próprio vídeo tutorial.
Materiais: Serão coletados alguns exemplares
de plantas conhecidas, pertencentes as famílias mencionadas no trecho, como:
>Orchidaceae
(orquídeas)
>Oleaceae
(jasmíneas e oleáceas)
>Amaryllidaceae
(narcíseas)
>Rubiaceae
(rubiáceas)
>Apiaceae
(umbelíferas)
Além das plantas coletadas, também
será necessário manufaturar uma prensa caseira, para criar as exsicatas do
herbário, e para isso utilizaremos materiais como:
>Duas
placas de madeira de tamanho igual ou semelhante;
>Cordas
ou parafusos para apertar a prensa;
>Papelão;
>Jornal;
>Cola
branca.
Após a confecção do vídeo,
irei compartilhar fotos para mostrar o processo criativo do projeto com
detalhes, além de comentar também sobre as principais dificuldades que
encontrei ao decorrer da atividade.
Até a próxima,
atenciosamente, Felipe G Alves.
Imagem
1: Machado de Assis
Imagem
2: capa do eBook Lição de Botânica
Um comentário:
Seu texto é objetivo e possui clareza, uma vez que conseguimos acompanhar todo o processo criativo de seu projeto. Apenas gostaríamos de ressaltar que o título das imagens devem acompanhá-las e não virem ao final do texto.
Postar um comentário