quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Ciencia Itinerante 2018.2


         Olá pessoal! Hoje vamos contar sobre a nossa jornada no projeto “Ciência Itinerante”, da disciplina de EDP III. Iniciamos nossos trabalhos logo após a primeira aula de EDP III, levantando temas que poderíamos trabalhar para o desenvolvimento de textos que trouxessem um conhecimento interessante ao público. Desde a idealização, passando pela produção e finalização deste projeto, tínhamos como objetivo trazer um pouco mais de informação que fosse acessível às pessoas que não são do ramo da Biologia.
            O nosso primeiro desafio foi encontrar possíveis temas dentro das áreas de atuação da EDP III, então começamos a fazer o levantamento de alguns temas. E não poderíamos esquecer que os dois temas escolhidos deveriam ser temas que ainda não tinham sido trabalhados pelas turmas antecessoras à nossa. Após conversas no grupo, reunimos temas como “Glúten e a dieta”, “Alergia à proteína do ovo”, “A importância do ácido fólico na gestação”, “Cores dos vegetais e seus nutrientes”, “Probióticos”, “O sol e a vitamina D” e “Produção do mel”. Mas, até esse momento, não tínhamos realizado nenhuma pesquisa bibliográfica mais aprofundada.
            Na primeira reunião com os professores orientadores levamos as nossas sugestões de temas, e após conversas e orientações dos professores chegamos à decisão final sobre os temas que iríamos trabalhar. O grupo ficou dividido entre três temas: “Probióticos”, “O Sol e a Vitamina D” e “Produção de Mel”, os professores então sugeriram que escrevêssemos sobre os três e, que, ao final do processo, tomássemos a decisão sobre os dois temas que seriam entregues.
            O passo seguinte foi a busca e leitura do material que serviria como fonte das informações a serem tratadas nos textos. Para o tema “O sol e a vitamina D” buscamos informações abordando a Bioquímica, tratando especificamente da ativação da vitamina D pela exposição à luz solar, contribuindo para a absorção de cálcio no intestino e sua reabsorção nos rins, elevando os níveis de cálcio no organismo que contribui para a saúde óssea. Também utilizando a Bioquímica, o tema “Produção do mel” focou em dois âmbitos desta disciplina, que foram açúcares e ação enzimática para a produção do mel. E por fim, o tema “Probióticos” focou na introdução de microorganismos benéficos à saúde na dieta. Pesquisamos artigos científicos, livros e também em sites especializados nos temas que estávamos trabalhando. Com uma quantidade já suficiente de referências, começamos a escrever os textos. A nossa principal dificuldade nessa etapa foi transformar informações técnicas e científicas em informações simples e diretas para que o nosso público alvo (pessoas fora do ramo da Biologia) pudesse compreender. Foi preciso escrever um texto bastante sintetizado, tomando o cuidado de usar um vocabulário de fácil entendimento, e substituir a linguagem científica por uma linguagem mais comum no dia-a-dia. Alguns termos técnicos precisaram ser substituídos e também foi preciso pensar em um título criativo que chamasse a atenção dos nossos leitores. Outro desafio que surgiu foi enquadrar os textos no formato exigido pelo projeto “Ciência Itinerante”, os textos que já estavam bastante resumidos precisaram ser ainda mais enxugados para se adequarem ao formato. Tais processos de simplificação da linguagem e de síntese foram desafios encarados e conquistados com a orientação dos professores nas reuniões semanais em sala de aula.
            Concluída a escrita da primeira versão dos três textos, conforme o modelo padrão disponibilizado pelos professores, tivemos uma nova reunião com os orientadores para correção. Uma integrante do nosso grupo não estava familiarizada com um dos temas, pelo fato de ter alguma dificuldade com a matéria, mas foi orientada pelos professores e tudo se resolveu.
            Feitas as correções que foram sugeridas, tivemos um segundo encontro com os professores e, dessa vez, apenas correções simples foram necessárias. Com as adequações sugeridas nesse encontro, e a escolha das imagens autorais que seriam usadas como ilustração, nossos três textos estavam finalizados. Como mencionado, nossa disciplina de EDP III exigia apenas dois textos, então optamos por entregar os textos “Abelhas fazendo doce.”, que trata sobre a produção do mel, e “A “vitamina do sol” e o cálcio”, que trata sobre a ação da vitamina D no metabolismo do cálcio. Decidimos escolher esses dois temas porque os consideramos parte do cotidiano das pessoas em geral, estão ligados a alimentação e a melhora da qualidade de vida e da saúde, além de que ambos abordam a Bioquímica, disciplina que estamos cursando este semestre no curso de Ciências Biológicas. Optamos por deixar o texto “Você conhece os probióticos?”, que tratava sobre os alimentos probióticos, de fora porque julgamos que ele abordava a microbiologia – disciplina que estava fora da EDP III.
            No final foi gratificante trabalhar com o projeto “Ciência Itinerante”, pois na nossa pesquisa também adquirimos novos conhecimentos, e pudemos treinar a nossa escrita e capacidade de sintetizar informações científicas, resumi-las e transformá-las em linguagem cotidiana, sem perda de qualidade. Os professores orientadores se mostraram sempre muito solícitos com as dúvidas do grupo, nos orientando até mesmo fora do horário da disciplina de EDP III. Enfim, todo o processo se mostrou produtivo para os integrantes do grupo, pois além do êxito pela busca e processamento das informações, houve um bom trabalho em conjunto que levou a um projeto concluído com sucesso
            Bom, esperamos que vocês gostem dos nossos textos! Obrigado! 

Autores: Glauco Firmino, Jéssica Santos, Luciana Alteff, Nayara Duarte 




Referências bibliográficas: 
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Um comentário:

Flávia Lima disse...

Pessoal, bom texto, deixando claro os processos desenvolvidos ao longo da atividade. Entretanto, notamos algumas palavras bastante repetitivas e frases longas, necessitando de uma pontuação mais adequada. Outra sugestão, é que coloquem o texto explicativo das imagens logo abaixo das mesmas, assim como fizeram no CI.