Olá pessoal! Hoje vamos contar sobre a
nossa jornada no projeto “Ciência Itinerante”, da disciplina de EDP III. Iniciamos
nossos trabalhos logo após a primeira aula de EDP III, levantando temas que
poderíamos trabalhar para o desenvolvimento de textos que trouxessem um
conhecimento interessante ao público. Desde a idealização, passando pela produção
e finalização deste projeto, tínhamos como objetivo trazer um pouco mais de
informação que fosse acessível às pessoas que não são do ramo da Biologia.
O
nosso primeiro desafio foi encontrar possíveis temas dentro das áreas de
atuação da EDP III, então começamos a fazer o levantamento de alguns temas. E
não poderíamos esquecer que os dois temas escolhidos deveriam ser temas que
ainda não tinham sido trabalhados pelas turmas antecessoras à nossa. Após conversas
no grupo, reunimos temas como “Glúten e a dieta”, “Alergia à
proteína do ovo”, “A importância do ácido fólico na gestação”, “Cores dos
vegetais e seus nutrientes”, “Probióticos”, “O sol e a vitamina D” e “Produção
do mel”. Mas, até esse momento, não tínhamos realizado nenhuma pesquisa
bibliográfica mais aprofundada.
Na
primeira reunião com os professores orientadores levamos as nossas sugestões de
temas, e após conversas e orientações dos professores chegamos à decisão final
sobre os temas que iríamos trabalhar. O grupo ficou dividido entre três temas:
“Probióticos”, “O Sol e a Vitamina D” e “Produção de Mel”, os professores então
sugeriram que escrevêssemos sobre os três e, que, ao final do processo, tomássemos
a decisão sobre os dois temas que seriam entregues.
O passo seguinte foi a busca e
leitura do material que serviria como fonte das informações a serem tratadas
nos textos. Para o tema “O sol e a vitamina D” buscamos informações abordando a
Bioquímica, tratando especificamente da ativação da vitamina D pela exposição à
luz solar, contribuindo para a absorção de cálcio no intestino e sua reabsorção
nos rins, elevando os níveis de cálcio no organismo que contribui para a saúde
óssea. Também utilizando a Bioquímica, o tema “Produção do mel” focou em dois
âmbitos desta disciplina, que foram açúcares e ação enzimática para a produção
do mel. E por fim, o tema “Probióticos” focou na introdução de microorganismos
benéficos à saúde na dieta. Pesquisamos artigos científicos, livros e também em
sites especializados nos temas que estávamos trabalhando. Com uma quantidade já
suficiente de referências, começamos a escrever os textos. A nossa principal
dificuldade nessa etapa foi transformar informações técnicas e científicas em
informações simples e diretas para que o nosso público alvo (pessoas fora do
ramo da Biologia) pudesse compreender. Foi preciso escrever um texto bastante
sintetizado, tomando o cuidado de usar um vocabulário de fácil entendimento, e
substituir a linguagem científica por uma linguagem mais comum no dia-a-dia.
Alguns termos técnicos precisaram ser substituídos e também foi preciso pensar
em um título criativo que chamasse a atenção dos nossos leitores. Outro desafio
que surgiu foi enquadrar os textos no formato exigido pelo projeto “Ciência
Itinerante”, os textos que já estavam bastante resumidos precisaram ser ainda
mais enxugados para se adequarem ao formato. Tais processos de simplificação da
linguagem e de síntese foram desafios encarados e conquistados com a orientação
dos professores nas reuniões semanais em sala de aula.
Concluída
a escrita da primeira versão dos três textos, conforme o modelo padrão
disponibilizado pelos professores, tivemos uma nova reunião com os orientadores
para correção. Uma integrante do nosso grupo não estava familiarizada com um
dos temas, pelo fato de ter alguma dificuldade com a matéria, mas foi orientada
pelos professores e tudo se resolveu.
Feitas
as correções que foram sugeridas, tivemos um segundo encontro com os
professores e, dessa vez, apenas correções simples foram necessárias. Com as
adequações sugeridas nesse encontro, e a escolha das imagens autorais que
seriam usadas como ilustração, nossos três textos estavam finalizados. Como
mencionado, nossa disciplina de EDP III exigia apenas dois textos, então optamos
por entregar os textos “Abelhas fazendo doce.”, que trata sobre a produção do
mel, e “A “vitamina do sol” e o cálcio”, que trata sobre a ação da vitamina D
no metabolismo do cálcio. Decidimos escolher esses dois temas porque os
consideramos parte do cotidiano das pessoas em geral, estão ligados a alimentação e a
melhora da qualidade de vida e da saúde, além de que
ambos abordam a Bioquímica, disciplina que estamos cursando este semestre no
curso de Ciências Biológicas. Optamos por deixar o texto “Você
conhece os probióticos?”, que tratava sobre os alimentos probióticos, de fora
porque julgamos que ele abordava a microbiologia – disciplina que estava fora
da EDP III.
No final foi gratificante trabalhar
com o projeto “Ciência Itinerante”, pois na nossa pesquisa também adquirimos
novos conhecimentos, e pudemos treinar a nossa escrita e capacidade de
sintetizar informações científicas, resumi-las e transformá-las em linguagem
cotidiana, sem perda de qualidade. Os professores orientadores se mostraram sempre
muito solícitos com as dúvidas do grupo, nos orientando até mesmo fora do
horário da disciplina de EDP III. Enfim, todo o processo se mostrou produtivo
para os integrantes do grupo, pois além do êxito pela busca e processamento das
informações, houve um bom trabalho em conjunto que levou a um projeto concluído
com sucesso
Bom,
esperamos que vocês gostem dos nossos textos! Obrigado!
Autores: Glauco Firmino, Jéssica Santos, Luciana Alteff, Nayara Duarte
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Um comentário:
Pessoal, bom texto, deixando claro os processos desenvolvidos ao longo da atividade. Entretanto, notamos algumas palavras bastante repetitivas e frases longas, necessitando de uma pontuação mais adequada. Outra sugestão, é que coloquem o texto explicativo das imagens logo abaixo das mesmas, assim como fizeram no CI.
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