Olá, caros leitores! Hoje é a primeira postagem do nosso grupo, e estávamos ansiosos para compartilhar um pouquinho do nosso projeto e todo seu processo criativo com vocês. Como já é tradição aqui no blog, abriremos nossas sequências de postagens com as nossas versões dos textos do Ciência Itinerante...
Assim que nos foi solicitado a escolha dos temas, nosso grupo se reuniu para conversarmos sobre os possíveis assuntos pelo qual optaríamos para construir nosso texto;
Como várias ideias surgiram, decidimos então, que
cada integrante deveria procurar algum artigo ou livro para que pudéssemos ter
um maior embasamento teórico sobre aquilo que iríamos escrever. Todos deram
sugestões, e por meio delas, conversamos sobre o que seria viável trabalhar,
apresentamos nossas pesquisas para os nossos orientadores e finalmente chegamos
a um consenso geral sobre nossa escolha.
Inicialmente
nossa decisão não foi pautada na área (Anatomia Vegetal, Bioquímica,
Embriologia e Histologia) que tínhamos maior predileção, mas sim, em temas
supostamente interessantes e que são pouco abordados. Somente em seguida, vimos
quais dessas temáticas se encaixariam nessas disciplinas que são o foco de EDP
III, e assim iniciamos a elaboração do nosso texto.
Cada
integrante do nosso grupo ficou responsável por fazer um pequeno esboço, para
que em seguida, na nossa segunda reunião, pudéssemos agrupar as informações e
construirmos nosso conteúdo com a identidade de todos os membros;
Um
dos nossos temas foi pensado devido as várias intoxicações relacionadas com a utilização
de embalagens plásticas no micro-ondas. Quando iniciamos nossas pesquisas,
descobrimos que esse fenômeno está relacionado com uma substância chamada
Bisfenol A, que está presente em algumas embalagens plásticas e enlatados, e
que, em altas temperaturas migram para o alimento. Caro leitor, provavelmente
você possui um micro-ondas e utiliza embalagens plásticas, não é mesmo? Por
isso, achamos importante descrever sobre esse tema, para que você esteja ciente
do que se trata essa perigosa substância e se ela está presente nas embalagens
que você utiliza.
Nosso
segundo tema foi relacionado com a preservação de gametas humanos. Muito se
fala sobre a fecundação in vitro e
reprodução assistida, porém pouco se sabe sobre o processo de coleta e sobre os
métodos que precedem a criopreservação dos gametas. Dessa forma, isso despertou
em nós uma curiosidade que acreditamos que você também possa ter.
Acreditamos
que um dos grandes desafios do Ciência Itinerante seja desenvolver, em tão pouco
espaço e por meio de artigos científicos, um texto de fácil linguagem e acesso
a todos. Selecionamos e coletamos as informações dos artigos, e por meio desse
esquema elaboramos nosso texto:
Nosso
grupo sentiu dificuldades principalmente para escolha dos títulos, pois
queríamos instigar sua curiosidade. Porém, depois de muito “quebrar a cabeça”,
chegamos ao resultado final: “Não se embale no veneno” e “Preserve sua
fertilidade! ”.
Mas sem dúvidas, o Ciência Itinerante nos
proporcionou várias vantagens, entre elas, instigar nossa criatividade, desenvolver
nossa capacidade de síntese, e como futuros professores, pudemos treinar nossa
habilidade em simplificar temas complexos em palavras mais sucintas, visando um
melhor entendimento dos leitores.
Espero
que vocês desfrutem dos nossos projetos, e embarquem conosco nessa jornada!
Autores:
Dayana Diniz, Isabela Tosi, Lilian Leite, Lucas Ortolan e Victor Paes.
Referências bibliográficas:
ALCÂNTARA,
M.R.S. et al. Bisfenol A: O uso de embalagens para alimentos, exposição
e toxicidade – Uma revisão. Revista do Instituto Adolfo Lutz. São Paulo,
p.1-11, 2015.
CAVALCANTE,
M.B. et al. Criopreservação de sêmen humano – comparação entre métodos
de congelação e tipos de envase. Revista Brasileira de Genecologia e
Obstetrícia. Fortaleza, v. 28, p. 708-714, 2006.
Um comentário:
Pessoal, bom texto, deixando claro os processos desenvolvidos ao longo da atividade. Entretanto, notamos algumas frases um pouco confusas, necessitando de uma revisão mais adequada. Outra sugestão, é que coloquem o texto explicativo das imagens logo abaixo das mesmas, assim como fizeram no CI. Seria interessante deixar a figura do fluxograma dentro da mesma "margem" do texto.
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