quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Ciência Itinerante 2018.2


Olá, caros leitores! Hoje é a primeira postagem do nosso grupo, e estávamos ansiosos para compartilhar um pouquinho do nosso projeto e todo seu processo criativo com vocês. Como já é tradição aqui no blog, abriremos nossas sequências de postagens com as nossas versões dos textos do Ciência Itinerante...
Assim que nos foi solicitado a escolha dos temas, nosso grupo se reuniu para conversarmos sobre os possíveis assuntos pelo qual optaríamos para construir nosso texto;


   

 Como várias ideias surgiram, decidimos então, que cada integrante deveria procurar algum artigo ou livro para que pudéssemos ter um maior embasamento teórico sobre aquilo que iríamos escrever. Todos deram sugestões, e por meio delas, conversamos sobre o que seria viável trabalhar, apresentamos nossas pesquisas para os nossos orientadores e finalmente chegamos a um consenso geral sobre nossa escolha.
Inicialmente nossa decisão não foi pautada na área (Anatomia Vegetal, Bioquímica, Embriologia e Histologia) que tínhamos maior predileção, mas sim, em temas supostamente interessantes e que são pouco abordados. Somente em seguida, vimos quais dessas temáticas se encaixariam nessas disciplinas que são o foco de EDP III, e assim iniciamos a elaboração do nosso texto.
Cada integrante do nosso grupo ficou responsável por fazer um pequeno esboço, para que em seguida, na nossa segunda reunião, pudéssemos agrupar as informações e construirmos nosso conteúdo com a identidade de todos os membros;


Um dos nossos temas foi pensado devido as várias intoxicações relacionadas com a utilização de embalagens plásticas no micro-ondas. Quando iniciamos nossas pesquisas, descobrimos que esse fenômeno está relacionado com uma substância chamada Bisfenol A, que está presente em algumas embalagens plásticas e enlatados, e que, em altas temperaturas migram para o alimento. Caro leitor, provavelmente você possui um micro-ondas e utiliza embalagens plásticas, não é mesmo? Por isso, achamos importante descrever sobre esse tema, para que você esteja ciente do que se trata essa perigosa substância e se ela está presente nas embalagens que você utiliza.
Nosso segundo tema foi relacionado com a preservação de gametas humanos. Muito se fala sobre a fecundação in vitro e reprodução assistida, porém pouco se sabe sobre o processo de coleta e sobre os métodos que precedem a criopreservação dos gametas. Dessa forma, isso despertou em nós uma curiosidade que acreditamos que você também possa ter.
Acreditamos que um dos grandes desafios do Ciência Itinerante seja desenvolver, em tão pouco espaço e por meio de artigos científicos, um texto de fácil linguagem e acesso a todos. Selecionamos e coletamos as informações dos artigos, e por meio desse esquema elaboramos nosso texto:


Nosso grupo sentiu dificuldades principalmente para escolha dos títulos, pois queríamos instigar sua curiosidade. Porém, depois de muito “quebrar a cabeça”, chegamos ao resultado final: “Não se embale no veneno” e “Preserve sua fertilidade! ”.
 Mas sem dúvidas, o Ciência Itinerante nos proporcionou várias vantagens, entre elas, instigar nossa criatividade, desenvolver nossa capacidade de síntese, e como futuros professores, pudemos treinar nossa habilidade em simplificar temas complexos em palavras mais sucintas, visando um melhor entendimento dos leitores.
Espero que vocês desfrutem dos nossos projetos, e embarquem conosco nessa jornada!

Autores: Dayana Diniz, Isabela Tosi, Lilian Leite, Lucas Ortolan e Victor Paes. 



Referências bibliográficas:

       ALCÂNTARA, M.R.S. et al. Bisfenol A: O uso de embalagens para alimentos, exposição e toxicidade – Uma revisão. Revista do Instituto Adolfo Lutz. São Paulo, p.1-11, 2015. 

       CAVALCANTE, M.B. et al. Criopreservação de sêmen humano – comparação entre métodos de congelação e tipos de envase. Revista Brasileira de Genecologia e Obstetrícia. Fortaleza, v. 28, p. 708-714, 2006. 

Um comentário:

Flávia Lima disse...

Pessoal, bom texto, deixando claro os processos desenvolvidos ao longo da atividade. Entretanto, notamos algumas frases um pouco confusas, necessitando de uma revisão mais adequada. Outra sugestão, é que coloquem o texto explicativo das imagens logo abaixo das mesmas, assim como fizeram no CI. Seria interessante deixar a figura do fluxograma dentro da mesma "margem" do texto.