quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Modelo didático: Lipossomos

Boa noite, pessoal.
           Dando continuidade à nossa disciplina de Ensino e Desenvolvimento de Projetos III encaminhamos para nossa segunda atividade que foi a proposta de elaboração de um modelo didático que posteriormente será utilizado para a produção do stop motion. Continuando as nossas pesquisas  realizadas durante o ciência itinerante optamos por construir um lipossomo. Este modelo pode ser aplicado para alunos do ensino médio e visa ser uma ferramenta lúdica de ensino facilitando o entendimento do conteúdo e as funções do lipossomo dentro de um sistema.
           Nosso primeiro desafio foi escolher que tipo de material utilizar na confecção do modelo didático, pois buscamos sempre por materiais de baixo custo e de fácil manejo visando que este modelo pode ser construído em qualquer instituição. A princípio pensamos em utilizar uma esfera construída a partir de folhas de jornal e cola, porem as tentativas de fazer essa esfera não teve muito sucesso. Após alguns encontros optamos por uma esfera de isopor que nos daria a mobilidade de abrir e fechar conseguindo observar as estruturas do seu interior.
     Fig.1: Produção do modelo didático
                                                                  

Fig.2: Produção do modelo didático 

                                                                    

             Pintamos toda a estrutura de isopor de cores distintas e ao redor da esfera na parte externa colamos bolinhas menores também de isopor pintadas na cor vermelha representando a parte fosfato da bicamada lípidica e representamos as ligações dos ácidos graxos com palitos de dente, tudo isso pensando na mobilidade de abrir e fechar este modelo didático. Para manter o modelo imóvel fixamos-o por meio de arames em uma base de isopor, identificando cada estrutura que compõem o lipossomo.

Fig.3: Representação da parte
      externa do lipossomo 
   
  
        Fig.4: Representação da parte
              interna do lipossomo 






 Grupo: Caroline Morais, Mirelle Oliveira, Paula Baptista e Ramon Macedo. 


Um comentário:

Flávia Lima disse...

Pessoal, não podemos de deixar de citar que o nome correto da disciplina é estudo e Desenvolvimento de Projetos III. Sentimos falta da continuidade da mesma linha de raciocínio do texto anterior. Esse mostrou-se mais confuso na descrição das ações e com erros de Português, sugerindo que, provavelmente, outra pessoa tenha escrito o texto. Uma revisão antes da postagem é sempre importante. Entretanto, gostamos muito das imagens, apesar de não terem sido citadas.