Boa tarde Leitores!
Hoje vamos apresentar o processo de criação e montagem do
Modelo didático, segunda etapa da disciplina de Estudo e Desenvolvimento de
Projetos lll. O tema do trabalhado foi o
desenvolvimento embrionário dos gêmeos monozigóticos e dizigóticos. A atividade
pode ser aplicada a alunos do ensino médio a fim de expor de maneira mais didática
e clara a formação de gêmeos.
O primeiro grande desafio do grupo foi a escolha de
materiais de fácil acesso, baixo custo e fácil manuseio, optamos então pela
massa de modelar caseira (receita no final). Além da massa de modelar, também
foram utilizados papel cartão vermelho para fazer o fundo das fotos e papelão fino para fazer os moldes,
caneta permanente e espátula de unhas para modelar.
Após desenhar e recortar os moldes no papelão fino, basta
“colorir” as partes com a massa de modelar utilizando a espátula de unha para
auxiliar nos traços, o que da um efeito 3D ao modelo. O objetivo do modelo
didático é facilitar tanto a explicação do professor como o entendimento do
aluno. Apesar da dificuldade, o resultado é bastante prático e interessante, e
pode ser usado para abordar diversas temáticas, não só nas áreas da ciência.
Receita da massa de modelar caseira:
- 1 xícara de
farinha de trigo
- ½ xícara de sal
- 2 colheres de sopa de cremor de tártaro (encontrado em
lojas de doces ou produtos para festa)
- 1 xícara de água
- Anilina ou pó de refresco na cor desejada
- 1 colher de óleo
(de sopa)
Levar ao fogo numa panela e mexer com colher até a massa
ficar consistente.
Grupo: Marcella Amparado, Murilo Pereira e Vitória Costa
Um comentário:
Meninas, apesar do texto ser claro, poderia ser feita uma revisão antes da postagem, pois algumas frases poderiam melhorar a qualidade do texto com uma pontuação mais adequada, dentre outros.
Postar um comentário