Reação Cortical
Oi pessoal,
Na segunda parte da
disciplina de EDP III, a atividade proposta é um modelo didático. Para tal
escolhemos o tema “Reação Cortical”, a fim de mostrar quais os processos
envolvidos no momento em que o espermatozoide adentra o óvulo e quais as
modificações sofridas por este óvulo de forma a evitar a poliespermia.
Este modelo pode ser
aplicado para alunos do 2º ano do ensino médio e visa ser uma ferramenta lúdica
de ensino, facilitando assim o entendimento acerca do tema.
Nosso primeiro desafio
foi escolher que tipo de material usar para a confecção do modelo didático, pois deveria ser
materiais de baixo custo, fáceis de manejar e de fácil acesso. A principio
pensamos em usar bolas de isopor e massa de modelar, mas após trocarmos algumas
ideias optamos por construir um modelo utilizando EVA e massa de modelar.
A base do óvulo foi
feita de EVA e as demais estruturas (células foliculares, membrana plasmática,
zona pelúcida, grânulos corticais, pronúcleos e espermatozoides) foram feitas
com a massa de modelar.
No modelo pode-se observar a representação algumas etapas que estão descritas a seguir:
I) A penetração do espermatozoide entre as células foliculares
até chegar na zona pelúcida que é
degradada pela ação das enzimas presentes no acrossoma do espermatozoide;
II) Quando membranas plasmáticas do espermatozoide e do óvulo se fundem o núcleo do
espermatozoide é liberado no citoplasma do óvulo. A partir dai os grânulos
corticais liberam enzimas que irão provocar um espessamento e endurecimento da
zona pelúcida, impedindo assim a passagem de outros espermatozoides;
III) Os pronúcleos dos gametas irão se unir no interior do óvulo,
iniciando o desenvolvimento embrionário.
Esse modelo também será utilizado para a produção do vídeo em Stop Motion.
Grupo:
Ana Vitória Correia, Beatriz Sodré, Lais Moreira e Marcela Santos.
Um comentário:
Meninas, o texto está bom mas sentimos falta de mais detalhes sobre o processo de construção do modelo didático.
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