Boa tarde pessoal,
Hoje vamos falar um pouco sobre nosso modelo didático, a segunda
atividade proposta na disciplina de EDP III e o primeiro passo para a produção do
stop motion.
Para o desenvolvimento do nosso projeto, destinado
principalmente ao ensino médio, tivemos a ideia de explicar como ocorre a
resposta inflamatória no nosso organismo, para auxiliar na compreensão do conteúdo através de um meio interativo de ensino, tendo como base a disciplina de histologia.
Para a confecção do nosso modelo didático, utilizamos uma
placa de e.v.a para servir como suporte e massinhas de modelar coloridas para
representar as células e os tecidos. Na primeira tentativa, tivemos a impressão
que não obteríamos um bom resultado, pois a massa iria ficar ressecada e com rachaduras, porém em nosso encontro seguinte após alguns dias, percebemos que isso não
ocorreu e pudemos aproveitar os materiais que já estavam prontos.
Este foi o resultado do nosso trabalho:
Fig. 1: Modelo didático finalizado
Fig. 2: Montagem do modelo didático
Os principais pontos que queremos focar são os processos que
ocorrem durante uma inflamação, tanto os sinais visíveis como a vermelhidão local,
o inchaço, a dor e o calor; como também o recrutamento de elementos do sistema
imune para combater os patógenos e reparar o tecido. Por exemplo, a liberação de
mediadores químicos (histamina) pelos mastócitos induzem o aumento do fluxo sanguíneo (vasodilataçao)
e da permeabilidade vascular (diapedese), a quimiotaxia e a fagocitose. Isso
permite que as células de defesa, que estão dentro dos vasos sanguíneos (leucócitos
e macrófagos) possam chegar ao tecido lesado e desempenhar suas funções.
Bibliografia utilizada: JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 12ª ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 2013
Grupo: Gabrielle Menezes, Isadora Marangoni e Williene Barbosa
Um comentário:
Meninas, o texto permitiu que tivéssemos uma ideia geral da trajetória do grupo na confecção do modelo. No entanto, verificamos que alguns parágrafos poderiam ser mais bem escritos, o que poderia ser facilmente percebido com a revisão do texto antes da postagem.
Postar um comentário