terça-feira, 18 de outubro de 2016

Modelo didático - Resposta inflamatória - EDP III 2016.2

Boa tarde pessoal,

Hoje vamos falar um pouco sobre nosso modelo didático, a segunda atividade proposta na disciplina de EDP III e o primeiro passo para a produção do stop motion.

Para o desenvolvimento do nosso projeto, destinado principalmente ao ensino médio, tivemos a ideia de explicar como ocorre a resposta inflamatória no nosso organismo, para auxiliar na compreensão do conteúdo através de um meio interativo de ensino, tendo como base a disciplina de histologia. 

Para a confecção do nosso modelo didático, utilizamos uma placa de e.v.a para servir como suporte e massinhas de modelar coloridas para representar as células e os tecidos. Na primeira tentativa, tivemos a impressão que não obteríamos um bom resultado, pois a massa iria ficar ressecada e com rachaduras, porém em nosso encontro seguinte após alguns dias, percebemos que isso não ocorreu e pudemos aproveitar os materiais que já estavam prontos.


Este foi o resultado do nosso trabalho: 

Fig. 1: Modelo didático finalizado


Fig. 2: Montagem do modelo didático


Os principais pontos que queremos focar são os processos que ocorrem durante uma inflamação, tanto os sinais visíveis como a vermelhidão local, o inchaço, a dor e o calor; como também o recrutamento de elementos do sistema imune para combater os patógenos e reparar o tecido. Por exemplo, a liberação de mediadores químicos (histamina) pelos mastócitos induzem o aumento do fluxo sanguíneo (vasodilataçao) e da permeabilidade vascular (diapedese), a quimiotaxia e a fagocitose. Isso permite que as células de defesa, que estão dentro dos vasos sanguíneos (leucócitos e macrófagos) possam chegar ao tecido lesado e desempenhar suas funções.  



Bibliografia utilizada: JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 12ª ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 2013


Grupo: Gabrielle Menezes, Isadora Marangoni e Williene Barbosa

Um comentário:

Flávia disse...

Meninas, o texto permitiu que tivéssemos uma ideia geral da trajetória do grupo na confecção do modelo. No entanto, verificamos que alguns parágrafos poderiam ser mais bem escritos, o que poderia ser facilmente percebido com a revisão do texto antes da postagem.