Como é proposto na segunda parte da disciplina de EDP III o desenvolvimento de um modelo didático para apresentação à alunos de ensino fundamental e médio, escolhemos por fazer uma experiência a qual podemos separar o DNA de uma banana de suas demais estruturas celulares.
Essa experiência foi escolhida pelo grupo devido a sua facilidade de realização, acessibilidade dos materiais que são utilizados e resultado de fácil visualização.
Foto dos materiais usados
Uma das fotos do procedimento
Foto do resultado obtido
Materiais utilizados:
- 1 banana
- Detergente incolor
- Água
- Sal
- Álcool gelado
- Peneira
- Utensílios de cozinha (colher, garfo, faca, prato, tigela e copo)
Processo:
- Adicionar 4 colheres de sopa de detergente incolor em um copo com 90 ml de água (o detergente dissolve as membranas lipídicas e desintegra os envelopes nucleares e os cromossomos das células da banana, liberando o DNA)
- Adicionar 2 pitadas de sal (o sal proporciona um ambiente favorável ao DNA, contribuindo com íons Na+, neutralizando a carga negativa do DNA)
- Deixar a mistura descansar por 5 minutos
- Descascar e amassar bem a banana em um prato
- Misturar a solução de água, detergente e sal com a banana bem amassada em uma tigela
- Peneirar a mistura para separar a parte líquida da parte sólida, passando da tigela para um copo transparente
- Retirar a espuma formada pelo detergente para melhorar a visualização
- Adicionar o álcool gelado na mistura (é importante que o copo esteja inclinado na adição do álcool para melhorar a visualização. O álcool gelado em ambiente salino faz com que as moléculas de DNA se aglutinem, formando uma massa filamentosa branca)
- Deixar a mistura descansar por mais 5 minutos
- Já é possível identificar a extração do DNA da banana (o DNA não se dissolve na concentração e temperatura utilizadas nesse experimento. Pelo fato do DNA ser menos denso que o álcool e a mistura aquosa com os restos celulares, ele forma a primeira fase da mistura, a fase filamentosa branca)
O resultado final atendeu às expectativas do grupo. Para a próxima parte da disciplina, o desenvolvimento do processo em um vídeo usando a técnica Stop Motion, serão utilizadas fotos do grupo realizando a experiência e para mostrar os detalhes microscópicos, o grupo foi orientado a usar desenhos didáticos.
Grupo: Camila Moreira de Andrade, Carolina Silva Sanches, Fernando César, Thiago Polozzi Lacerda.
Um comentário:
Pessoal, o texto está claro e objetivo. Apenas a legenda da 3a foto ficou prejudicada devido ao tamanho e cor da fonte escolhida. Da próxima vez, procurem elaborar um modelo que represente o que vocês quiseram mostrar.
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