segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Ciência Itinerante - EDP 3 - 2015.2

Boa tarde pessoal !!
Hoje iremos postar sobre a primeira parte da disciplina de EDP 3, que é o Ciência Itinerante, que consiste na elaboração de um texto o qual será posto em circulação nos transportes públicos. 
Quanto à escolha do primeiro tema “Diferença entre uma célula normal e uma célula cancerosa” podemos dizer que a escolha do tema abordado foi feita por um integrante do grupo e todos os outros concordaram por se tratar de um assunto que desperta a curiosidade de muitos. A pesquisa foi muito interessante já que tivemos acesso ao laboratório de patologia da UFTM para nos auxiliar na obtenção de imagens que detalhassem melhor as diferenças observáveis nas células e assim, ir construindo nosso conhecimento em relação ao tema. O temo foi bem aceito pelo grupo e foi o primeiro texto que trabalhamos. Nossa maior dificuldade foi adaptar a linguagem técnico-científica uma acessível a toda população. 
Já o segundo texto: “Riscos do consumo de álcool e tabaco na gravidez” foi um tema bastante discutido entre todos integrantes do grupo, pois queríamos abordar algo universal, atual e de interesse de todos. Então todos entraram em consenso ao escolhermos esse tema. Outra coisa que queríamos deixar bem claro no texto era a quantidade de indivíduos em média que utilizam tabaco e álcool no Brasil.

                                         Texto 1                                                        Texto 2

Grupo: Bianca Meneghetti Scarambone, Jonathan de Oliveira Rios, Rayssa Guimarães Resende Santos, Soraya M. Souza.

Referências:

ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 5 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2010.
                
YAMAGUCHI, Eduardo Tsuyoshi; CARDOSO, Mônica Maria Siaulys Capel; TORRES, Marcelo Luis Abramides and ANDRADE, Arthur Guerra de.Drogas de abuso e gravidez. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2008, vol.35.

Nenhum comentário: