terça-feira, 3 de junho de 2014

Modelo Didático: A escolha e suas dificuldades

   Nessa parte em EDP III, nos foi proposto que fosse feito um modelo didático para que, após sua confecção, fizéssemos um stop-motion. Podíamos escolher qualquer tema relacionado ao que estamos estudando nesse 3º período, porém a escolha do mesmo foi difícil. Pensar em um tema não é tão complicado, mas pensar em algum tema que seja possível colocar movimento (devido ao stop-motion), para que esse modelo se torne um vídeo; isso sim foi difícil.

   Inicialmente pensamos em fazer: “O ciclo de vida da Angiosperma” e estávamos empolgados em relação a isso. Mas, na última reunião que tivemos para esclarecer dúvidas sobre nosso tema, fomos surpreendidos. Fomos orientados de que “o ciclo de vida da Angiosperma” é muito complexo de se fazer em um modelo didático e demoraria mais do que o tempo que temos para realizar essa atividade. Logo, ficamos sem saber o que fazer e desmotivados, mas a Professora Flávia, que nos explicou/orientou, nos deu dicas para fazermos sobre outro assunto que também estava relacionado à matéria que escolhemos inicialmente: Células e Tecidos Vegetais. E a partir dessa conversa, tomamos outro rumo.
Escolhemos então fazer sobre “Síntese das microfibrilas da parede celular” e vimos que seria um pouco mais complicado do que se imaginava. Para confecção do modelo, usamos placa de isopor, cortiça, navalha, faca e, claro, muita criatividade. A ideia é chegar à representação que encontramos no livro “Anatomia Vegetal” (Beatriz Appezzato-da-Glória e Sandra Maria Carmello-Guerreiro) e, a partir desse esquema, realizar nosso vídeo, juntamente com massinhas, onde demonstraremos todo o processo da síntese das microfibrilas da parede celular.


(fotos do grupo preparando o modelo didático)


(modelo didático quase pronto)

Alunos: Ana Paula Souza, Arthur Medeiros, Leonardo Rodrigues, Vitória Andrade

Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, o texto mostra a busca pela solução do problema encontrado. É isto mesmo que esperamos que façam. No entanto, cada figura deveria ter sido citada ao longo do texto e a legenda também deve ser individual.