Olá pessoal!
Quando nos foi proposto
elaborar um modelo didático, logo pensamos em algo que muitas vezes é de
difícil compreensão para os alunos, por ser estruturas microscópicas. No
entanto, as meninas normalmente conseguem compreender mais que os meninos, por
ser tratar de órgãos específicos femininos.
De início, nosso grupo
decidiu confeccionar um modelo sobre a maturação oocitária utilizando massinha
de modelar, porém é uma material muito flexível, que não tem certa rigidez, com
isso chegamos a conclusão que não era o material adequado. Após isso, tivemos a
idéia de utilizar biscuit, e novamente enfrentamos dificuldades com a escolha
do material, pois é necessário um manuseio adequado para obter-se um resultado
satisfatório, mas infelizmente nenhuma integrante do grupo tinha algumas
técnicas coerentes e não teríamos tempo para aprender.
Logo, resolvemos fazer
desenhos esquemáticos trazendo informações necessárias para o aprendizado e compreensão das fases da maturação. Não foi fácil! Pois os desenhos possuem muitas
características, entretanto, com ajuda de desenhos ilustrativos de livros
pudemos observar minuciosamente cada aspecto e desenhar, e quando foi preciso
desenhar novamente para chegar o mais próximo do ideal.
Percebemos então que a
escolha foi boa, pois usamos materiais mais acessíveis e sem perder a
originalidade. Esperamos que este possa ajudar nas aulas de embriologia com uma
visão e entendimento mais real.
Alunas: Laís de Souza
Rédua, Ludimila Domingues, Bruna Oliveira e Carolina Mellini.
Abaixo algumas imagens tiradas durante o processo de elaboração do modelo:
Figura 1: As primeiras células antes de serem coloridas. Imagem por Ludimila Domingues. |
Figura 2: Algumas células que também ainda não foram coloridas. Imagem por Ludimila Domingues. |
Figura 3: Útero, com esquema simplificado da maturação oocitária no ovário. Imagem por Ludimila Domingues. |
Figura 4: Modelo finalizado, com todas as células da maturação coloridas. Imagem por Ludimila Domingues. |
Um comentário:
Meninas, o texto está bom. Mostra bem os desafios enfrentados na construção do modelo didático e a forma como estes foram superados. Entretanto, as figuras deveriam ter sido citadas ao longo do texto. Na legenda da figura 4 seria mais adequado trazer a informação de todas as estruturas anatômicas que aparecem na imagem e não somente o útero.
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