Desde o inicio desta tarefa a idéia do grupo
foi trabalhar o DNA de alguma maneira. Embora a ilusão quanto à facilidade
tenha nos abandonado logo. Por alguns acertos organizacionais, acabamos por
trabalhar apenas com a tradução ou síntese protéica.
No principio pensamos em utilizar massa de
modelar mas ou resina, mas o primeiro não apresentava firmeza necessária e o
segundo necessitava de uma experiência de manuseio que não possuímos. Acabamos
então por testar e aprovar o biscuit, material de fácil modelagem, secagem rápida,
baixo custo e facilmente encontrado em lojas de artesanato.
Nosso primeiro desafio foi montar uma dupla hélice
sem que esta desmoronasse ou que mesmo depois de seca não viesse a se espatifar
pela delicadeza da estrutura. Utilizando os princípios da confecção de bonecos artesanais
estruturamos o DNA em arames de diferentes tamanhos e recobrimos com a massa de
biscuit.
Superada esta primeira fase passamos a
desenvolver o ribossomo já que estes
posicionam corretamente RNAs transportadores com RNAs mensageiros e catalisam
as ligações peptídicas entre aminoácidos para a síntese de proteínas e são
compostos por duas subunidades e agem de maneira a percorrer a totalidade da
cadeia de RNA mensageiro. O movimento necessário para demonstrar o ‘’percorrer
da cadeia’’ foi possibilitado por uma representação de ribossomo cortado ao
meio deixando visíveis os acontecimentos de seu interior.
Criamos então representações para o RNA transportador,
que possui uma série de anticódons (de três em três bases) e precisava se
encaixar dentro do ribossomo assim como desenvolvemos estruturas bem menores de
RNA mensageiro que trazem a seqüência de
nucleotídeos lida pelo RNA transportador
no formato de X.
A proteína, resultado final de toda operação não
poderia ser uma estrutura continua que aparecesse do nada e então criamos
estruturas esféricas que juntas se tornam uma fita proteína.
Testamos as ilustrações ainda no biscuit sem
acabamento de pintura e após uma demonstração geral pintamos partindo da
premissa que a cor auxilia na percepção de movimento. Fotografamos e o
resultado foram cerca de 250 fotos que após montadas e editadas apresentaram um
filme de 1,5 min.
Após o alivio geral de saber que foi possível. Estamos
agora, depois da primeira prova com a Prof.ª Vera aperfeiçoando, segundo
instruções dela, questões como tempo de legenda, introdução e créditos.
Mais uma rodada de observações, e esta foi de deixar o cabelo em pé. Apesar de todos os esforços precisamos correr e aperfeiçoar as imagens em relação ao assunto proposto.Balde de agua fria a parte ainda estamos confiantes.
Mais uma rodada de observações, e esta foi de deixar o cabelo em pé. Apesar de todos os esforços precisamos correr e aperfeiçoar as imagens em relação ao assunto proposto.Balde de agua fria a parte ainda estamos confiantes.
Ainda não acabou só acaba depois da apresentação final.
Mas apesar do stress em ser avaliado valeu a pena estudar o assunto escolhido e descobrir que somos capazes de montar um
filme (um curta na verdade), e a partir deste quem sabe outros.
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